4 dicas de organização para agenda de pacientes

18 de setembro de 2021
organização para agenda de pacientes0

Médicos, terapeutas e outros tantos profissionais da saúde precisam fazer a organização da própria agenda. Definir seus horários e abrir a agenda mensalmente é apenas o primeiro passo de uma estratégia de negócio, considerando que o consultório ou clínica precisa atrair novos pacientes e também garantir que aqueles já conquistados voltem para garantir seu sucesso.

Abrir a agenda é o momento também de divulgação e contato com pacientes recorrentes. Este processo de contato e de agendamentos para consultas ou exames pode causar muita confusão, fazendo um overbooking ou então deixando muitos horários vagos.

Felizmente, estes problemas de agenda podem ser contornados e resolvidos com algumas práticas simples. Confira estas 4 dicas de organização para a agenda de pacientes de seu consultório.

Conheça a rotina

Sendo o profissional de saúde ou o administrador da clínica, é essencial começar a organização da agenda por este ponto. O primeiro passo é definir os horários de atendimento, com horário de entrada e saída, dias disponíveis e pausas, e então dar uma estimativa de tempo de atendimento. Médicos costumam ter uma primeira consulta mais longa e depois retornos mais rápidos. Psicólogos e nutricionistas podem trabalhar com sessões de tempo fixo, entre outros diferenciais.

Quando o profissional atende em mais de um local, aqui também devem ser considerados tempos de deslocamento entre os dois endereços. Se for o caso de realização de procedimentos estéticos ou cirúrgicos, uma boa ideia é separar dias específicos na semana ou mês para esse tipo de agendamento, que pode levar mais tempo.

Estabeleça intervalos

Se foi possível definir o tempo do atendimento, a próxima dica é definir um pequeno intervalo de tempo entre eles. Mesmo que estes horários não sejam seguidos, o intervalo é importante para dar um respiro entre as consultas e não “encavalar” atendimentos, provocando atrasos e cancelamentos.

Os intervalos também podem ser necessários para preparar equipe em caso de procedimentos, ou ainda fazer a higienização correta do espaço e aparelhos, entre outras necessidades.

Confirme todos agendamentos

Este é um ponto cada vez mais necessário, principalmente entre aqueles que têm mais flexibilidade de agenda e aceitam encaixes ou pronto atendimento. Pelo menos com um dia de antecedência do atendimento, faça contato com o paciente para confirmar o agendamento. Essa confirmação também pode ser feita uma semana antes do marcado, e ainda logo após o paciente fazer a solicitação por canal online, que falaremos a seguir. Reforce data, horário e endereço da consulta, se possível dando uma previsão do tempo de atendimento. Pacientes valorizam isso, o que diminui a ausência.

Adote a tecnologia

Uma prática que traz resultados para todos os lados. A clínica ou médico pode abrir sua agenda para marcação em canais digitais, online, o que é acessível e automaticamente atualizado. A plataforma, a exemplo do DrApp, disponibiliza seus horários e, após o atendimento, também faz a cobrança.

Estas plataformas também já se encarregam de fazer a confirmação da consulta e enviar lembretes para os pacientes. Por parte da clínica, também é necessário confirmar os agendamentos e sempre atualizar a agenda disponível, de acordo com a entrada de pacientes por outros canais.

Aproveite estas dicas para organizar agenda de pacientes agora mesmo! Conheça o DrApp, canal gratuito para agendamento de consultas.

My New Stories

plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
Nefrologia
Médico Alergologista
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz