4 sinais de alerta para buscar um médico endocrinologista

19 de março de 2024
médico endocrinologista9

Produzidos por glândulas como a hipófise (cérebro), tireóide (pescoço) e pâncreas (intestino), os hormônios têm como principal objetivo regular o funcionamento do nosso organismo e, por esse motivo, são de extrema importância para atividades vitais. 

Alguns sinais necessitam a investigação de um médico especialista, muitas vezes indicado durante a consulta com um clínico geral após apresentar sintomas como cansaço, disfunção sexual, dificuldades para emagrecer e outros relacionados.

Endocrinologia e Metabologia são as especialidades médicas responsáveis por acompanhar o funcionamento das glândulas endócrinas e as transformações químicas do metabolismo que influenciam no crescimento e desenvolvimento do corpo humano, em todas as idades.

A seguir, entenda como atua e quando consultar um médico endocrinologista.

O que faz um endocrinologista?

Especialista no funcionamento do sistema endócrino, de glândulas e hormônios, o endocrinologista atua na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes que apresentam diferentes quadros de disfunções ou doenças relacionadas ao metabolismo.

Pessoas de todas as idades que apresentam problemas como obesidade, diabetes, disfunção sexual, alterações menstruais, dificuldades no crescimento, mudanças severas no sono e outros problemas devem ser avaliadas por um médico especialista em endocrinologia.

Confira alguns sinais de alerta para buscar um médico endocrinologista.

Aumento de peso

Emagrecer com saúde pode ser um desafio e tanto para quem sofre com sobrepeso e obesidade, doença que afeta quase metade da população brasileira segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

As alterações de peso repentinas, tanto a dificuldade em perder quanto emagrecimento anormal, podem indicar que o TSH – hormônio produzido na glândula tireóide – esteja desregulado, sendo sinais, respectivamente, de hipo ou hipertireoidismo.

Além disso, as alterações no sono e na temperatura corporal, histórico familiar da doença, aumento da região do pescoço (bócio) e mulheres em idade de risco, geralmente na época da menopausa, também necessitam de investigação por um endocrinologista.

Cansaço e fadiga excessivos

Mesmo após atividades físicas leves ou no dia a dia, a dificuldade de respiração e sensação de fadiga muscular em excesso podem indicar deficiência e mal funcionamento das glândulas endócrinas.

Deve-se observar a associação desses sintomas, como no caso de pessoas que sofrem com hipertensão, obesidade e diabetes. Sendo assim, o melhor caminho é realizar o acompanhamento com um endócrino.

Disfunções do organismo

Fatores como o avanço da idade tem consequência direta no funcionamento das glândulas sexuais, tanto em mulheres quanto nos homens. No caso delas, no período da puberdade e da menopausa, as transformações acabam sendo mais intensas e deve ser acompanhadas para controle e dosagem hormonal.

Nos homens, o efeito da idade pode trazer fraqueza muscular e a disfunção sexual na andropausa, que pode ser tratada com reposição hormonal, de acordo com orientação do especialista.

Em crianças e adolescentes, as dificuldades no crescimento, obesidade infantil e excesso de pelos e acne também devem ser acompanhados por endocrinologista.

Histórico familiar

Herança genética e histórico familiar para doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC), obesidade, disfunções hormonais e outros sinais que podem causar o mal funcionamento do sistema endócrino, principalmente quando associados, devem ser investigados.

Em todos os casos, ao buscar um médico endocrinologista, você será avaliado através de exames clínicos e laboratoriais que possibilitam um diagnóstico sobre sua situação. Cuide da sua saúde! Inclua uma visita ao endocrinologista no seu check up anual.

Visite DrApp e consulte os especialistas em endocrinologia próximos à você.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Posts Recomendados

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz