5 cuidados essenciais para a saúde da mulher

02 de dezembro de 2021
saúde da mulher0

Desde a puberdade até a terceira idade, a saúde da mulher é afetada por constantes mudanças, ciclos e também por eventos, como é a gravidez. Após a primeira menstruação e por toda a vida adulta, as mulheres devem se consultar com o médico ginecologista

Ginecologia e obstetrícia é uma especialidade da medicina focada justamente na saúde da mulher, observando todo o aparelho reprodutivo e sua interação com demais sistemas no corpo, além de cuidar de pré-natal e partos. Além deste médico especialista, outros também são importantes para checar a saúde de mulheres também pela particularidade de cada organismo, estilo de vida e afins, incluindo cardiologistas, urologistas, clínicos gerais, endocrinologistas, entre outros.

Neste artigo, listamos 5 cuidados essenciais específicos à saúde da mulher. Confira!

Alimentação equilibrada

Embora uma alimentação saudável seja recomendada para todas pessoas, desde a infância, para as mulheres a dieta tem seus diferenciais justamente por influenciar em diversas funcionalidades do corpo. Para além das questões relacionadas ao peso ou gasto calórico, os alimentos são fontes para absorção de vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento dos órgãos, para hidratação de todos sistemas, para a produção e distribuição de hormônios e até mesmo para o raciocínio. 

Além da alimentação equilibrada, unindo todos grupos alimentares e principalmente evitando exageros, existem os casos que exigem dietas mais restritas ou específicas. Quando esta é uma questão, é importante consultar médicos e nutricionistas para checar se as necessidades diárias estão sendo cumpridas.

Prevenção e rastreamento

Neste ponto, a saúde da mulher deve se voltar para a prevenção de doenças, sejam aquelas mais comuns ou as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), e para o rastreamento e detecção precoce de quadros genéticos, crônicos ou em desenvolvimento, como os tumores, a diabetes e afins. 

Isto é coberto com o acompanhamento médico tanto sobre o aspecto da sexualidade como também acompanhando campanhas de vacinação, além da adoção dos exames preventivos de tempos em tempos, como são a mamografia, o papanicolau, as ultrassonografias, exames de sangue e outros.

Contracepção vs. Gestação

Na saúde da mulher também é importante considerar as opções de contracepção, para evitar a gravidez, e também para planejamento das gestações desejadas. O médico deve auxiliar a paciente apresentando as opções de métodos anticoncepcionais e explicando prós e contras. 

Quando existe o desejo de ser mãe, o acompanhamento deve tratar as dúvidas e possíveis dificuldades neste processo. Todos os cuidados durante a gestação, com as consultas e exames de pré-natal, também são direitos das mulheres.

Saúde mental

A sobrecarga do dia a dia, causada pelo acúmulo de tarefas e responsabilidades, e mesmo condições hormonais podem levar a conflitos internos e ao padecimento da saúde mental. Transtornos como a ansiedade, a depressão e outros são comuns entre a população feminina, e nestes casos é essencial procurar ajuda profissional. A terapia, mais do que uma acompanhamento psicológico, também é um caminho para entender melhor desejos, relações, angústias, etc.

Também nos casos de violência de gênero, seja com abuso físico, psicológico ou material, é importante procurar ajuda com médicos, assistentes sociais e pessoas de confiança.

Menopausa e reposição hormonal

Depois de todos os dilemas da vida adulta, com a chegada da terceira idade ocorre a menopausa. Este quadro, que traz sintomas fortes e que podem prejudicar corpo e mente, deve ser acompanhado junto ao ginecologista para orientações e também para encontrar o melhor tratamento, podendo ser a reposição hormonal ou não.

Sempre consulte um especialista também para qualquer outra dúvida ou queixa. É importante fazer um acompanhamento com o gineco de confiança anualmente. Aproveite para conferir nossa lista de especialistas e agende com DrApp

My New Stories

plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
Nefrologia
Médico Alergologista
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz