5 dicas para cuidar da saúde mental e viver melhor

02 de dezembro de 2021
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Cuidar da saúde, você sabe, é um hábito essencial e deve ser feito em todas as instâncias da vida. Nosso corpo e mente são influenciados diretamente pelas emoções, sentimentos e fatores externos como convívio familiar, com amigos e no trabalho, além de todas as pressões, que podem trazer problemas que refletem na saúde física e psíquica.

Para que você tenha uma ideia, o transtorno de ansiedade é o principal problema de saúde mental que afeta 18,6 milhões de brasileiros, ou seja, quase 10% da população, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Depressão e estresse também figuram entre os problemas que afetam os brasileiros.

Atenção aos sintomas e principalmente a prevenção aos fatores de risco ajudam a evitar complicações. Confira agora algumas dicas para cuidar da saúde mental e viver melhor.

Cuide do sono e da alimentação

Ter uma noite tranquila de sono é revigorante. O contrário disso pode trazer danos à capacidade produtiva, concentração, estabilidade emocional e doenças decorrentes de um descanso irregular. A dificuldade para dormir pode estar associada a hábitos como o consumo de cafeína antes de dormir, uso de celular e computador na cama ou mesmo pensamentos que incomodam, por isso, é recomendado evitá-los.

Sobre a alimentação, não é mais novidade que uma dieta balanceada é fator determinante para o funcionamento do organismo no geral. Além de garantir mais disposição, alimentos que contém Ômega 3, como peixes, castanhas, nozes e espinafre, estimulam a produção de serotonina, neurotransmissor responsável por regular sono, humor, libido e outras funcionalidades do corpo humano.

Reduza o ritmo

Uma rotina atribulada, sem horários ou regrada demais, com diversos compromissos e sem momentos de descanso, pode gerar sintomas que começam pela irritação e então agravados para algum transtorno. Aqui, a dica é entender o seu ritmo e adequá-lo a uma agenda de compromissos com a menor chance possível de se expor a situações de irritabilidade. Lazer, diversão e descanso também devem fazer parte dessa agenda!

Exercite a mente

Exercícios são tão valiosos para os músculos quanto para o cérebro. Assim como a musculação ajuda a prevenir doenças, praticar exercícios para a mente contribui para reduzir o risco de transtornos mentais e doenças decorrentes do envelhecimento, como o Alzheimer. Reserve para si momentos para ler um livro, ouvir música, ir a museus e espaço artísticos, praticar um hobby e outros hábitos que contribuam para o relaxamento diante a tantas tensões do dia a dia.

Priorize o que te faz bem

Autoconhecimento é fundamental para cuidar da saúde mental e, assim, viver melhor consigo mesmo, afinal ele te ajuda a entender tudo aquilo que te faz se sentir bem. Livrar-se de companhias, ambientes, hábitos e pensamentos que trazem angústia, tristeza e emoções negativas é o primeiro passo para isso. No mesmo sentido, reconhecer o apoio de familiares, amigos e outras pessoas com as quais você possa contar em todos os momentos ajuda a melhorar a autoconfiança.

Busque ajuda profissional

Mesmo com todos os cuidados que envolvem a mudança de um estilo de vida, comportamentos e hábitos prejudiciais, algumas situações fazem com que seja necessário contar com ajuda psicológica, e o ideal é que ela venha de um profissional.

Infelizmente ainda existem tabus e outros obstáculos que acabam afastando as pessoas dessa possibilidade. O mais importante é entender que a iniciativa de consultar um especialista em saúde mental – psicólogo ou psiquiatra – sempre é recomendado em casos onde se reconheça a necessidade de ajuda. Aproveite para conhecer os principais tipos de psicoterapia.

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