5 dicas para cuidar da saúde mental e viver melhor

20 de abril de 2024
viver melhor0

Cuidar da saúde, você sabe, é um hábito essencial e deve ser feito em todas as instâncias da vida. Nosso corpo e mente são influenciados diretamente pelas emoções, sentimentos e fatores externos como convívio familiar, com amigos e no trabalho, além de todas as pressões, que podem trazer problemas que refletem na saúde física e psíquica.

Para que você tenha uma ideia, o transtorno de ansiedade é o principal problema de saúde mental que afeta 18,6 milhões de brasileiros, ou seja, quase 10% da população, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Depressão e estresse também figuram entre os problemas que afetam os brasileiros.

Atenção aos sintomas e principalmente a prevenção aos fatores de risco ajudam a evitar complicações. Confira agora algumas dicas para cuidar da saúde mental e viver melhor.

Cuide do sono e da alimentação

Ter uma noite tranquila de sono é revigorante. O contrário disso pode trazer danos à capacidade produtiva, concentração, estabilidade emocional e doenças decorrentes de um descanso irregular. A dificuldade para dormir pode estar associada a hábitos como o consumo de cafeína antes de dormir, uso de celular e computador na cama ou mesmo pensamentos que incomodam, por isso, é recomendado evitá-los.

Sobre a alimentação, não é mais novidade que uma dieta balanceada é fator determinante para o funcionamento do organismo no geral. Além de garantir mais disposição, alimentos que contém Ômega 3, como peixes, castanhas, nozes e espinafre, estimulam a produção de serotonina, neurotransmissor responsável por regular sono, humor, libido e outras funcionalidades do corpo humano.

Reduza o ritmo

Uma rotina atribulada, sem horários ou regrada demais, com diversos compromissos e sem momentos de descanso, pode gerar sintomas que começam pela irritação e então agravados para algum transtorno. Aqui, a dica é entender o seu ritmo e adequá-lo a uma agenda de compromissos com a menor chance possível de se expor a situações de irritabilidade. Lazer, diversão e descanso também devem fazer parte dessa agenda!

Exercite a mente

Exercícios são tão valiosos para os músculos quanto para o cérebro. Assim como a musculação ajuda a prevenir doenças, praticar exercícios para a mente contribui para reduzir o risco de transtornos mentais e doenças decorrentes do envelhecimento, como o Alzheimer. Reserve para si momentos para ler um livro, ouvir música, ir a museus e espaço artísticos, praticar um hobby e outros hábitos que contribuam para o relaxamento diante a tantas tensões do dia a dia.

Priorize o que te faz bem

Autoconhecimento é fundamental para cuidar da saúde mental e, assim, viver melhor consigo mesmo, afinal ele te ajuda a entender tudo aquilo que te faz se sentir bem. Livrar-se de companhias, ambientes, hábitos e pensamentos que trazem angústia, tristeza e emoções negativas é o primeiro passo para isso. No mesmo sentido, reconhecer o apoio de familiares, amigos e outras pessoas com as quais você possa contar em todos os momentos ajuda a melhorar a autoconfiança.

Busque ajuda profissional

Mesmo com todos os cuidados que envolvem a mudança de um estilo de vida, comportamentos e hábitos prejudiciais, algumas situações fazem com que seja necessário contar com ajuda psicológica, e o ideal é que ela venha de um profissional.

Infelizmente ainda existem tabus e outros obstáculos que acabam afastando as pessoas dessa possibilidade. O mais importante é entender que a iniciativa de consultar um especialista em saúde mental – psicólogo ou psiquiatra – sempre é recomendado em casos onde se reconheça a necessidade de ajuda. Aproveite para conhecer os principais tipos de psicoterapia.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Posts Recomendados

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz