A importância da rotina e dicas para organizar seus dias em casa

19 de abril de 2024
4

Já estamos dentro de casa há meses. Essa é uma medida preventiva contra a Covid-19, e já sabemos bem que ela é o único meio de diminuir o número de contágios. Enquanto não temos uma cura definida e universal e nem mesmo uma vacina para imunização contra o vírus, temos que fazer nossa parte de forma consciente e respeitando ao próximo sempre. Outras formas de fazer isso é redobrando a higiene e utilizando a máscara, como já descrevemos aqui em outro artigo. 

Ficar em casa, coisa que antes fazíamos apenas quando necessário e por vontade própria, se tornou um verdadeiro fardo para muitas pessoas. A essa obrigatoriedade de ficar em casa, sem contato com amigos, o trabalho e com parentes, se somam também questões como a organização do home office, o acompanhamento de aulas online, o cuidado das crianças e também a necessidade de trabalhar nas demandas da casa.

Aqui nos deparamos com a importância da rotina. O que antes parecia maçante agora faz falta e, ao mesmo tempo, precisamos criar uma nova rotina para “ocupar a cabeça” e ter uma melhor orientação no dia a dia.

Por isso DrApp preparou esta lista rápida com dicas para que você organize a sua rotina em casa. Confira a seguir e adote aquilo que fizer sentido na sua vida.

Rotina de trabalho

Se você está trabalhando em casa, o ideal é organizar a sua rotina ao redor desta ideia. É possível que você esteja trabalhando por entrega de tarefas ou então seguindo o horário normal de trabalho. De qualquer forma, você terá horas do seu dia a dia ocupadas com o trabalho. Neste tempo, de segunda a sexta, e ocasionalmente aos fins de semana, dedique-se ao trabalho em um espaço reservado, bem iluminado e com conforto. 

Não se esqueça de beber água e se alongar durante o tempo de trabalho. É importante que você tenha os equipamentos corretos para entregar suas tarefas, principalmente um computador, telefone e conexão com a Internet, além de impressora, organizadores e outros itens que complementam a sua rotina. Para render mais, comece o dia listando todas as pendências para a semana e o próprio dia. Evite distrações e não se esqueça também de fazer seu horário de almoço.

Distribuição de tarefas

Para além do trabalho, existem as tarefas domésticas. Quem mora sozinho não escapa de cobrir todas elas, cozinhando, limpando, fazendo as compras, lavando louças e roupas e afins. Neste caso, a dica é para distribuir essas tarefas durante os dias da semana, podendo organizar também o seu final de semana para isso. Já quem mora com família ou amigos, a distribuição de tarefas deve ser compartilhada, o que vai diminuir a carga sobre todo mundo.

Saídas para compras vs. comprar online

Este virou um dos pequenos dramas do período da quarentena. Embora muitas das coisas que precisamos possam ser compradas pela internet, no dia a dia ainda é necessário passar no mercado para garantir itens básicos e essenciais. Prefira os serviços de entrega em casa, mas se precisar sair vá sozinho e leve uma lista com tudo o que você tem que comprar. Seja objetivo e não esqueça da máscara e do álcool gel.

Autocuidado

E para além da organização de tarefas práticas, também é importante incluir o autocuidado na sua rotina. Reserve um tempinho para se exercitar e meditar. Defina um horário para dormir e para acordar. Limite o tempo no computador ou celular, mas aproveite a tecnologia também para entrar em contato com amigos e parentes. 

Você ainda pode cuidar da sua saúde em casa. Mantenha uma alimentação saudável e conheça opções de atendimento à distância com nutricionistas e psicólogos. Para consultas médicas e exames, agende com DrApp.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Posts Recomendados

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz