Saúde do idoso: conheça os cuidados essenciais

02 de dezembro de 2021
Saúde do idoso0

Projeções do IBGE sobre o envelhecimento da população brasileira estimam que, até 2060, o número de pessoas acima dos 60 anos será maior que o de jovens no país. Com a população mais velha, cuidados especiais são necessários para garantir a segurança e o bem-estar.

Em especial, algumas limitações em atividades do cotidiano (se trocar, comer, locomover) e outros efeitos do avanço da idade podem comprometer a saúde do idoso, fisicamente e emocionalmente.

Conheça os cuidados essenciais com a saúde do idoso e como proporcionar uma rotina de conforto e bem estar.

Atividades físicas e alimentação

Movimentar o corpo é essencial para qualquer idade, principalmente na fase em que a mobilidade e, em alguns casos, a disposição podem ser reduzidas, dependendo do histórico de saúde do idoso. Estimule para que ele ou ela faça caminhadas e pratique exercícios na rotina, ainda que simples e sempre com orientação profissional.

Atenção especial às dietas prescritas especialmente para os idosos que sofrem com doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade. São comuns os casos de desidratação em idosos, justamente por esquecem de beber água, e por isso fiscalizar esse ponto ajuda a manter o corpo sempre hidratado.

Segurança e saúde mental

Os espaços de convivência devem ser adaptados de acordo com a necessidade de locomoção do idoso. Sendo assim, utilizar barras de apoio em banheiros, corrimão em escadas, adotar os pisos antiderrapantes e tirar móveis de espaços onde o idoso circula ajuda a prevenir quedas e outros tipos de acidentes.

Tanto quanto o corpo, a saúde mental do idoso também merece atenção especial. Uma simples mudança de rotina após a aposentadoria, e ainda nos casos de doenças degenerativas como o Alzheimer, já são fatores que influenciam na independência e autoestima. Para reduzir os riscos, é interessante estimular que o idoso tenha uma rotina ativa e minimamente autossuficiente para atividades simples do dia a dia.

Rotina e medicações

Falamos até aqui sobre a importância dos cuidados diários para que o idoso tenha mais qualidade de vida e independência. Porém, existem situações em que idosos acamados, usuários de cadeiras de rodas ou andadores, por exemplo, exigem acompanhamento mais frequente em todas as atividades, ou mesmo quando a rotina de familiares impede de estar disponível nessa rotina.

Nesses e em outros casos, a contratação de um profissional cuidador de idosos se torna necessária, zelando sempre pela saúde e segurança durante a atividades como alimentação, medicação, consultas médicas, exames e atividades de lazer, por exemplo. Sendo uma figura tão presente, além do profissionalismo, é necessário que exista confiança dos familiares e, principalmente, do próprio idoso.

Acompanhamento do Geriatra

Especialista na prevenção e tratamento de doenças, em cuidados paliativos e por promover a saúde do idoso, o médico geriatra é cada vez mais necessário para acompanhamento de pessoas idosas em diversos estados clínicos.

É comum que o especialista em geriatria atue junto a uma equipe multidisciplinar para investigar todos os aspectos que possam contribuir para a longevidade saudável do paciente, através da interação ainda mais aproximada. Por esse motivos, as visitas ao consultório costumam levar mais tempo. Visite DrApp e encontre os geriatras próximos a você.

My New Stories

plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
Nefrologia
Médico Alergologista
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz