Agendamento de consulta online: motivos para oferecer a seus pacientes

25 de abril de 2024
agendamento de consulta online0

Investir em tecnologia para agendamento de consultas online é um dos principais caminhos adotados por clínicas e consultórios para aumentar o número de pacientes e a eficiência na gestão da agenda médica.

O relacionamento com pacientes é um dos principais diferencias de empresas e profissionais da área da saúde. Os benefícios de ter uma ferramenta que facilite a vida dos pacientes ao buscar por data e horários disponíveis garantem agilidade e segurança na hora de agendar consultas médicas e exames.

Você já oferece o agendamento de consulta online? Se ainda não se convenceu, veja alguns motivos para começar agora mesmo.

Gestão eficiente da agenda

Ter uma agenda organizada é um objetivo e também uma meta que reflete na rotina funcional de clínicas e consultórios. Se antes a agenda física era a principal ferramenta para controle, hoje os sistemas de agendamento online permitem maior agilidade para acessar informações em tempo real e gerenciar o dia a dia de médicos, secretárias e outros profissionais.

Essa facilidade ajuda a liberar tempo para outras tarefas, para dar mais atenção ao atendimento de pacientes e até mesmo para a gestão financeira e administrativa.

Disponibilidade full time

Contar com uma plataforma de agendamento médico pela internet significa não se limitar a disponibilidade do horário de funcionamento do consultório. A agenda vai sendo preenchida de forma automática a medida em que os pacientes selecionam e confirmam seus horários.

Tudo isso de acordo com as configurações de disponibilidade de datas, feitas diretamente no sistema. Seus pacientes não encontrarão linhas de telefone ocupadas ou chamadas não atendidas, se preferirem utilizar o canal digital para agendamento.

Redução de custos

A redução de custos viabilizada pelo agendamento online de consultas e exames médicos é uma das principais vantagens de aderir a essa tecnologia. Na rotina de qualquer empreendimento, tempo é dinheiro, e para a área da saúde é vantajoso contar com ferramentas que auxiliem na redução de filas de espera, conflito de horários, além de evitar os atrasos e cancelamentos de última hora por falhas na comunicação.

Outro ponto é relacionado ao melhor aproveitamento de recursos humanos, já que a automação desse tipo de ferramenta possibilita direcionar esforços para outras atividades, desafogando a rotina de secretárias e recepcionistas, por exemplo.

Previsibilidade financeira

Disponibilizando a agenda virtual, será possível avaliar o fluxo de marcações de consulta, em quais dias da semana ou horários elas são mais concorridas, etc. Isso auxilia no entendimento de quais ajustes podem ser feitos, como aumentar a quantidade de vagas ou adaptar a organização da agenda da clínica ou consultório.

Com isso, fica mais fácil ter previsibilidade financeira através da automação da agenda, já que essas informações são atualizadas instantaneamente.

Diminuição de abstenções

Um dos principais gargalos na rotina são abstenções nas consultas, ou seja, os cancelamentos e desistências. O agendamento online permite criar lembretes com prazos determinados para confirmar o comparecimento. Com os dados preenchidos durante a marcação, é possível enviar mensagens por e-mail, SMS ou Whatsapp com orientações ao paciente.

Se você ainda não conhece ou utiliza essa ferramenta, esta é a oportunidade de contar com uma plataforma para receber agendamento de consultas e exames. Cadastre-se no DrApp: é gratuito e o pagamento é repassado em valor integral sem cobrança de taxas. Conheça mais benefícios para clínicas e consultórios.

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz