Além do convênio médico: saiba como definir seu valor de consulta

18 de março de 2024
como definir valor de consulta2

Clínicas com médicos e outros profissionais de saúde que atendem no formato particular precisam definir seu valor de consulta.

Nesse formato, o médico é um profissional autônomo com seu próprio local de atendimento. Além de seu pagamento próprio (pró labore), é necessário calcular o valor da consulta tendo em mente pagamento de funcionários e assistentes e as despesas da clínica. Pontos relacionados ao seu público também devem ser analisados.

Nos próximos tópicos, saiba como definir seu valor de consulta de forma justa.

Especialização

Você, mais do que ninguém, sabe o quanto estudou e se aperfeiçoou em sua especialidade e formato de atendimento. Os anos de experiência também contam nesse tópico. Ao avaliar o quanto sua consulta deve cobrar dos pacientes, considere seus estudos formais, especializações e títulos, prêmios e também reconhecimentos profissionais, afinal tudo isso foi um investimento em sua carreira.

A especialização também pode ser referente aos serviços oferecidos em sua clínica. Quando se realizam procedimentos estéticos ou pequenas cirurgias, por exemplo, os aparelhos e técnicas mais modernos ou eficazes também implicam no valor.

Localização do consultório

Esse ponto deve ser considerado amplamente, entre estado e cidade, e também com maior foco, referente a região de localização da clínica. Está em área nobre? Está perto do transporte público? Está no centro da cidade? Esse é um ponto de análise também porque a localização influencia nas contas da clínica com aluguel e outras taxas.

Não é interessante precificar seu atendimento como o mais caro da região, por exemplo. Nessa mesma linha de pensamento, entramos na necessidade de avaliar o próximo tópico.

Concorrência

Seu preço deve considerar a concorrência dentro da região e também da especialidade médica. Tire uma média dos valores de consulta e procedimentos com esses profissionais para encontrar uma base para o seu próprio. Isso não significa que você deve colocar seu valor para baixo, pois isso pode desvalorizá-lo e gerar desconfiança, afastando os pacientes.

Contas da clínica

O consultório tem despesas, entre aluguel, eletricidade, água, condomínio, funcionários, equipamentos, manutenções, impostos, limpeza, material descartável e outras mais. Esse é um gasto que você deve ter em mente ao precificar as consultas, já que ao final do mês seu faturamento deve cobrir tudo isso e ainda deixar um caixa para investimentos ou emergências.

Métodos de pagamento

Dependendo das formas de pagamento que seu consultório aceita, a exemplo dos cartões de débito e crédito, são cobradas taxas sobre os valores pagos pelos pacientes. Isso pode ser visto como um desconto mínimo, mas ao longo do tempo e decorrer das consultas, o valor colhido pela operadora da maquininha será bastante significativo. 

Se você contratar um software para gestão da clínica que também cobra o pagamento dos pacientes, cabe avaliar o quanto isso vai impactar no valor de seus atendimentos.

Definir o seu valor de consulta particular dentro desses parâmetros ajuda a evitar as temidas glosas médicas. Conheça esse problema e veja outras soluções para evitá-lo.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz