Antes do Novembro Azul: por que procurar um urologista?

24 de abril de 2024
urologista0

A saúde do homem ainda levanta alguns tabus com relação aos cuidados necessários para uma melhor qualidade de vida. Preconceito e desinformação estão entre os principais dificultadores para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças com mais chances de cura.

O Novembro Azul é uma campanha mundial que acontece no mês dedicado a prevenção do câncer de próstata, segundo tipo de câncer com maior incidência entre os homens no Brasil, conforme informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), atrás apenas do câncer de pele.

A doença tem uma evolução diferente para cada caso, mas o diagnóstico precoce, muitas vezes resultado de um acompanhamento médico frequente pode aumentar as chances de sucesso no tratamento.

Descubra, a seguir, por que procurar um urologista é fundamental para a qualidade de vida masculina.

O que faz o urologista?

Essa especialidade médica trata do sistema urinário, tanto de homens quanto de mulheres. Contudo, o médico urologista é o responsável pelo sistema reprodutor e genitais masculinas.

Para além dos momentos onde aparecem sinais de que algo não está bem, o urologista atua na realização de exames regulares, procedimentos cirúrgicos e consultas clínicas.

O especialista em urologia deve fazer parte da rotina de saúde de homens para orientar sobre a prevenção e diagnosticar patologias e acompanhar o tratamento e evolução da recuperação em casos de doenças.

Então, quando você deve procurar um urologista:

Idade

Muitos homens acreditam que a idade ideal para procurar um urologista é a partir dos 40 anos, devido a maior incidência do câncer de próstata a partir dessa idade. Porém, ele acompanha o desenvolvimento desde a infância, como nos casos onde é necessário a realização da cirurgia de fimose, por exemplo.

Na adolescência, fase de desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos e início da vida sexual, o urologista é responsável pela orientação sobre a prevenção de DSTs e outras disfunções que podem aparecer nessa fase da vida.

A partir dos 40 anos é indicada a consulta anual ao urologista, principalmente para quem apresenta casos na família de câncer de próstata, com mais chances de incidência de óbitos acima dos 50 anos.

Prevenção de doenças

Além dos exames para prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, o urologista atua na prevenção de doenças infecciosas na uretra, bexiga e rins, infertilidade, disfunção erétil, câncer de pênis e testículos, doenças sexualmente transmissíveis, dentre outras.

Nesse sentido, a consulta regular a um especialista em urologia auxilia no diagnóstico precoce para esses problemas e a prevenir as causas como fatores relacionados ao sedentarismo, tabagismo, alimentação, hábitos de higiene pessoal, uso de preservativos e etc.

Sintomas nos órgãos genitais masculinos

Vermelhidão, coceira, dor no pênis e testículos, escurecimento e presença de vestígios de sangue na urina, dificuldades de ereção e outros sintomas relacionados aos órgãos genitais estão entre os principais motivos para procurar um urologista.

A consulta clínica é o primeiro passo e exames laboratoriais e de imagem dão suporte ao médico para a avaliação de cada caso e prescrição do tratamento mais adequado ao paciente.

Consultar um urologista, independente da idade ou sintoma, deve se tornar um hábito na vida dos homens e a tecnologia pode ajudar nesse momento. Conheça os especialistas em urologia disponíveis para agendamento no aplicativo DrApp.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz