Atendimento médico continua no pós consulta: veja as dicas para o seu consultório

16 de junho de 2021
Atendimento médico5

Tão importante quanto a receptividade e atenção durante o atendimento médico no consultório, o pós consulta é fator determinante para a satisfação e fidelização de pacientes.

Investir em estratégias para conquistar a confiança e valorizar ainda mais a relação médico-paciente, para além do encontro presencial, é uma das maneiras de garantir o retorno e as indicações, motivadas pelo contato frequente.

Cada vez mais competitivas e atentas às mudanças de comportamento relacionadas às novas tecnologias, é imprescindível que empresas e profissionais da área da saúde mantenham o relacionamento com pacientes entre os seus principais fatores diferenciais.

Confira algumas dicas para o seu consultório aumentar o reconhecimento e a lembrança junto aos pacientes.

Atualize o cadastro de pacientes

Desde o momento em que o paciente entra em contato para realizar o agendamento, sempre são solicitados dados como nome, telefone e endereço. Junto ao histórico dos atendimentos, essas informações devem ser constantemente atualizadas.

Nesse sentido, é importante manter um banco de cadastro de pacientes atualizado e personalizado de acordo com cada especialidade médica, além de outros dados como e-mail e WhatsApp para contato, data de nascimento e afins.

Contar com um prontuário eletrônico integrado ao sistema de gestão da clínica ou consultório auxilia a acessar essas informações de forma ágil e simples. Esse procedimento pode ser realizado tanto na recepção quanto pelo médico e a atualização é realizada de tempos em tempos.

Envie lembretes de retorno

Um banco de cadastros atualizado auxilia no relacionamento pós consulta na medida em que permite manter um contato direto e constante com os pacientes. Enviar mensagens para consultas periódicas e exames, como no check up anual, serve para demonstrar atenção e também garantir o retorno.

Assim como os compromissos, datas especiais e comemorativas também podem (e devem!) ser lembradas. Felicitações pelo aniversário, dia das mães ou dos pais e as campanhas de conscientização relacionadas à saúde são oportunidades de manter-se presente na vida desses pacientes.

Lembre-se sempre de personalizar as mensagens, sejam enviadas por e-mail, mensagens de celular ou mesmo cartões, com o nome do paciente e assinatura do médico que o atendeu.

Dê atenção ao feedback

O feedback de pacientes, ou seja, a opinião com relação ao atendimento, também conta pontos positivos para a relação médico paciente.

Por esse motivo, as pesquisas de satisfação realizadas no pós consulta podem ser utilizadas para colher depoimentos e avaliar a postura do profissional e estrutura do espaço, por exemplo. Com as sugestões, elogios e críticas enviadas, é possível ajustar e melhorar os pontos necessários, além de reconhecer o envolvimento do paciente.

Novamente tendo a tecnologia como aliada, essas pesquisas podem ser enviadas através de diferentes canais de comunicação, levando em consideração o bom senso e a ética médica para esse tipo de interação.

Diversifique os canais de comunicação

Até pouco tempo atrás, o telefone fixo era o principal canal de comunicação entre a clínica ou consultório e seus pacientes.

Nos últimos anos, o acesso a internet ampliou as possibilidades e quantidades de canais com novas possibilidades de interação. Site, blog, e-mail, redes sociais e mensagens de texto permitem que você possa desenvolver estratégias de comunicação e marketing médico.

Outro canal importante que ajuda a melhorar o relacionamento e a gestão é oferecer a seus pacientes o agendamento de consulta online. Conheça e avalie essa ferramenta.

Deixe um comentário

My New Stories

plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
Nefrologia
Médico Alergologista
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz