Como é a consulta com psiquiatra?

19 de março de 2024
consulta com psiquiatra15

A psiquiatria é uma especialidade médica dedicada à saúde mental, considerando disfunções e sofrimentos que se manifestam em qualquer pessoa, em diversos momentos da vida. Muitas pessoas podem ter receio de procurar um psiquiatra por desconhecimento e até preconceito quanto a essa especialidade.

Por alguns anos, a psiquiatria foi tratada apenas como uma necessidade para pessoas “loucas”, mas hoje já sabemos que esse médico especialista é essencial para a saúde em meio a tantos casos de depressão, ansiedade, transtornos alimentares e outras queixas. A consulta com psiquiatra é simples, porém cercada de dúvidas.

Conheça um pouco mais sobre o trabalho do médico psiquiatra, lendo este artigo.

Quando procurar um psiquiatra?

Essa é uma questão de muitas respostas. O caminho mais comum é a indicação a partir de outro profissional. Imagine que você já está há algumas semanas consultando um psicólogo com uma queixa inicial simples mas que, com a investigação do profissional, se tornou muito maior. Ele pode te encaminhar para a primeira consulta com um psiquiatra, o que pode ser só a necessidade de ter uma segunda opinião sobre o caso ou então o início de um tratamento psicotrópico (com uso de medicamentos).

Como a saúde mental se manifesta também de forma física através da somatização, médicos como o clínico geral, ginecologistas e dermatologistas podem indicar o psiquiatra. Individualmente, uma pessoa que passa por muitos sentimentos de angústia, raiva, tristeza, ansiedade, entre outros, pode procurar um psiquiatra e agendar uma avaliação.

Traumas de estresse, abusos ou processo de luto são situações que também indicam a necessidade de procurar o médico psiquiatra. Este profissional ainda é o médico responsável por avaliar pacientes com Alzheimer, autismo, esquizofrenia e/ou déficit de atenção (DDA).

O que esperar da primeira consulta com um psiquiatra:

É comum que a primeira consulta com psiquiatra seja mais demorada, com até 2 horas de duração, para fazer uma investigação mais completa sobre o paciente e seus problemas. A conversa, por sinal, é o maior instrumento do médico para conhecer cada caso, afinal os exames físicos não entregam as informações necessárias para o diagnóstico.

Justamente por isso, é essencial criar um relacionamento de honestidade e sinceridade com o psiquiatra, levando ainda na primeira consulta um histórico de saúde no geral, lista de medicamentos utilizados, hábitos na rotina, histórico familiar, etc.

O médico psiquiatra irá conduzir uma espécie de entrevista, chamada de anamnese, levantando todos os pontos relevantes sobre o paciente.

Nesta primeira consulta, o psiquiatra pode solicitar exames variados para complementar sua investigação e já agendar um retorno. Para um diagnóstico correto, e posterior tratamento, o paciente pode passar por mais algumas consultas.

Alguns dos possíveis diagnósticos investigados e levantados pelo psiquiatra são:

• Depressão

• Transtorno Bipolar

• Transtornos de ansiedade: Síndrome do Pânico, Obsessivo-Compulsivo (TOC), estresse pós-traumático, fobia social, etc.

• Bulimia, anorexia, vigorexia e outros transtornos alimentares

• Síndrome de burnout

• Distúrbios de personalidade

Entre outros quadros, em que o médico sempre investigará sua origem, o estado atual de desenvolvimento e os possíveis tratamentos.

Tratamento com psiquiatra

Quando há o diagnóstico de algum quadro de na saúde mental, o tratamento indicado varia entre o uso de medicação adequada e o acompanhamento com psicólogos e terapeutas, com a possível combinação dos dois e o contínuo acompanhamento pelo próprio médico psiquiatra.   

Dependendo do diagnóstico, a exemplo dos casos de transtorno alimentar, outros profissionais podem ser acionados – no caso, os nutricionistas e educadores físicos.

Quer marcar sua primeira consulta com psiquiatra? Confira a lista de profissionais cadastrados em nossa plataforma.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Posts Recomendados

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz