Como garantir a saúde do trabalhador: soluções para sua empresa

19 de abril de 2024
saúde do trabalhador0

Cuidar da saúde do trabalhador e investir em iniciativas para aumentar a qualidade de vida e bem-estar está previsto em normas e leis que determinam ações essenciais para isso. Nos últimos tempos, os cuidados com a saúde de funcionários de forma integral também se tornou um fator competitivo e que valoriza a imagem da empresa.

Empresas buscam por soluções que consigam trazer ganhos para ambos os lados. Além de garantirem a segurança e confiança dos funcionários, ações de promoção da saúde podem gerar ganhos de produtividade e reduzir problemas como o absenteísmo (ausência) causado por doenças e acidentes no ambiente de trabalho.

Saiba quais soluções adotar para melhorar a saúde do trabalhador na sua empresa com as dicas a seguir.

Estimule práticas saudáveis

Saúde e bem-estar estão diretamente relacionados aos hábitos do dia a dia, disso todo mundo já sabe. Incentivar com que equipes e colaboradores tenham uma rotina mais saudável é uma prática que pode melhorar o clima organizacional e reduzir riscos de problemas à saúde do trabalhador.

Estimular a prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho através de atividades de ginástica laboral, com pausas para alongamento e descanso, por exemplo, é uma atitude que pode ser incorporada à rotina. 

Os benefícios incluem a redução de chances em desenvolver dores e sintomas de doenças como a lombalgia (dor nas costas), principal causa de afastamentos no trabalho, e as lesões por esforço repetitivo (LER/DORT), etc.

Ouça feedbacks e promova melhorias

Ainda falando sobre a má postura no posto de trabalho e os prejuízos que ela pode trazer à saúde do trabalhador, é importante observar e ouvir os colaboradores sobre os pontos que incomodam. Este é o primeiro passo para garantir a ergonomia no trabalho, ou seja, melhores condições físicas, psíquicas e organizacionais.

Estabelecer um canal de comunicação direta entre gestores e colaboradores é o caminho que ajuda a entender as demandas, dificuldades e possibilidades de melhorias no ambiente, seja troca de um equipamento ou mesmo em resolução de conflitos internos.

Crie campanhas de conscientização

Para além do ambiente de trabalho, promover ações de conscientização com foco na saúde do trabalhador também pode ser implementada através de eventos, campanhas e encontros semanais, trazendo a comunicação como elemento central.

Alimentação saudável, alívio de estresse e educação financeira são temas relevantes que despertam interesse e podem auxiliar no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Além destes, outros temas também podem surgir de demandas apresentadas pelas equipes.

Incentive o check up médico anual

Recomendada por profissionais de saúde, a prevenção é sempre o melhor caminho para promover a saúde no trabalho. O check up médico periódico ajuda nesse sentido e pode ser incentivado por empresas para melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores.

A postura de colocar a saúde em pauta representa benefícios, já que demonstra o comprometimento da empresa com a saúde do funcionário, incentivando com que ele reconheça a importância e faça visitas ao médico, realize exames e faça os acompanhamentos necessários. Conheça as alternativas para empresas que não possuem planos de saúde.

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz