Cuidar da saúde do trabalhador e investir em iniciativas para aumentar a qualidade de vida e bem-estar está previsto em normas e leis que determinam ações essenciais para isso. Nos últimos tempos, os cuidados com a saúde de funcionários de forma integral também se tornou um fator competitivo e que valoriza a imagem da empresa.
Empresas buscam por soluções que consigam trazer ganhos para ambos os lados. Além de garantirem a segurança e confiança dos funcionários, ações de promoção da saúde podem gerar ganhos de produtividade e reduzir problemas como o absenteísmo (ausência) causado por doenças e acidentes no ambiente de trabalho.
Saiba quais soluções adotar para melhorar a saúde do trabalhador na sua empresa com as dicas a seguir.
Estimule práticas saudáveis
Saúde e bem-estar estão diretamente relacionados aos hábitos do dia a dia, disso todo mundo já sabe. Incentivar com que equipes e colaboradores tenham uma rotina mais saudável é uma prática que pode melhorar o clima organizacional e reduzir riscos de problemas à saúde do trabalhador.
Estimular a prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho através de atividades de ginástica laboral, com pausas para alongamento e descanso, por exemplo, é uma atitude que pode ser incorporada à rotina.
Os benefícios incluem a redução de chances em desenvolver dores e sintomas de doenças como a lombalgia (dor nas costas), principal causa de afastamentos no trabalho, e as lesões por esforço repetitivo (LER/DORT), etc.
Ouça feedbacks e promova melhorias
Ainda falando sobre a má postura no posto de trabalho e os prejuízos que ela pode trazer à saúde do trabalhador, é importante observar e ouvir os colaboradores sobre os pontos que incomodam. Este é o primeiro passo para garantir a ergonomia no trabalho, ou seja, melhores condições físicas, psíquicas e organizacionais.
Estabelecer um canal de comunicação direta entre gestores e colaboradores é o caminho que ajuda a entender as demandas, dificuldades e possibilidades de melhorias no ambiente, seja troca de um equipamento ou mesmo em resolução de conflitos internos.
Crie campanhas de conscientização
Para além do ambiente de trabalho, promover ações de conscientização com foco na saúde do trabalhador também pode ser implementada através de eventos, campanhas e encontros semanais, trazendo a comunicação como elemento central.
Alimentação saudável, alívio de estresse e educação financeira são temas relevantes que despertam interesse e podem auxiliar no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Além destes, outros temas também podem surgir de demandas apresentadas pelas equipes.
Incentive o check up médico anual
Recomendada por profissionais de saúde, a prevenção é sempre o melhor caminho para promover a saúde no trabalho. O check up médico periódico ajuda nesse sentido e pode ser incentivado por empresas para melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores.
A postura de colocar a saúde em pauta representa benefícios, já que demonstra o comprometimento da empresa com a saúde do funcionário, incentivando com que ele reconheça a importância e faça visitas ao médico, realize exames e faça os acompanhamentos necessários. Conheça as alternativas para empresas que não possuem planos de saúde.
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.