Como montar um consultório médico?

19 de março de 2024
montar um consultório médico27

Independência, comodidade e  um passo importante na carreira de um profissional da saúde, ter o próprio consultório é uma tarefa que exige planejamento e dedicação para garantir um ambiente convidativo, confortável e, principalmente, rentável.

Alguns pontos devem fazer parte do check list de quem deseja abrir um consultório médico, como a escolha do local acessível, contratação de funcionários,licenças e documentos burocráticos compra de equipamentos e decoração do ambiente, além da divulgação e marketing para conquistar os primeiros pacientes.

Saiba como montar o seu consultório médico e fazer as melhores escolhas para conquistar um espaço de atendimento de sucesso.

Escolha da localização ideal

É necessário que o espaço escolhido esteja localizado estrategicamente, de acordo com as demandas dos pacientes e equipe de funcionários, observando se existem outros consultórios ou clínicas concorrentes na mesma região, acesso fácil ao transporte público e áreas para estacionamento.

Para garantir a acessibilidade, é necessário que a estrutura seja adaptada com corrimões, rampas e outros itens que garantam o conforto e comodidade para pacientes.

Outro detalhe importante é a decoração do consultório, planejada para tornar o ambiente mais humanizado, confortável e aconchegante. Aqui, vale contar com o projeto de um profissional ou empresa de arquitetura que tenha experiência com esse tipo de obra.

Documentação e exigências legais

Existem alvarás e licenças exigidas para garantir a segurança e legalidade de um consultório médico. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) possui 54 categorias para registro de estabelecimentos de atendimento médico. Nesse quesito, é necessário definir, então, qual será a área de atuação para solicitar o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Fazem parte da documentação, ainda, o alvará de funcionamento emitido pela prefeitura do município onde se localiza o estabelecimento, a licença sanitária emitida de acordo com o grau de risco da atividade realizada, o certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros e o certificado de limpeza urbana para descarte de lixo especial, nos casos de risco de contaminação.

Organização do gerenciamento

O planejamento administrativo e financeiro também merece a atenção, desde o início do projeto. Além de listar e organizar todos os custos que o empreendimento irá demandar com relação a contratações, compra de equipamentos, construção ou locação, condomínio e reformas, é preciso pensar como será feita a gestão do seu consultório médico.

Alguns pontos fazem parte da rotina diária como o fluxo de caixa, entradas e saídas,folha de pagamentos, projeção de gastos e custos e agendamento de consultas, por exemplo, e devem ser estruturados para ter um gerenciamento que possibilite a rentabilidade sustentável do negócio.

Estratégias para divulgação

Desde o início do projeto, as estratégias para atrair pacientes e novos agendamentos também deve fazer parte do planejamento de quem deseja abrir um consultório médico. Assim como qualquer outro nicho de mercado, a área da saúde tem suas especificidades para conquistar o público e deve seguir as regras de ética médica para marketing e publicidade médica.

Atualmente, a vivência no ambiente digital tem auxiliado no relacionamento entre pacientes e médicos, a exemplo das redes sociais e aplicativos para agendamento de consultas. Descubra como fazer marketing médico e aumentar agendamentos.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz