Como tratar gripe e resfriado?

20 de abril de 2024
gripe e resfriado2

Com a aproximação do inverno, quando o assunto é saúde já lembramos de duas ameaças características desse período: gripe e resfriado. Como as duas têm sintomas parecidos, é comum que as pessoas se confundam e, o pior, procurem pela automedicação para resolver os sintomas.

A automedicação é perigosa pois, como você poderá ver em seguida, os sintomas podem até ser disfarçados mas a causa, principalmente na gripe, ainda está presente e pode ficar mais resistente às tentativas de tratamento!

É importante procurar um médico clínico geral ou então o especialista das vias aéreas, o otorrinolaringologista. O otorrino é indicado principalmente quando há incômodo na garganta, presença de catarro e coriza. De qualquer forma, esteja atento aos sintomas presentes e saiba identificar o próximo passo.

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

A principal diferença notada entre gripe e resfriado é que o primeiro é causado por um vírus, o influenza. O vírus influenza é dividido entre os tipos A, B e C. Cada um ainda pode ser subdivido em outras categorias, como o H1N1 que é subtipo do A. Justamente por isso estão disponíveis as vacinas para imunização contra gripe.

O vírus da gripe é transmitido pelo ar, através das gotículas de saliva, ou então por contato com superfícies ou com a pele contaminada em apertos de mão, ao utilizar o mesmo copo, pegando em suportes no transporte público, etc.

Já o resfriado também é causado por vírus transmitidos pelas vias aéreas, porém mais brandos, apresentando os mesmos sintomas que a gripe porém com menor duração e tratamento mais rápido.

Os principais sintomas dessas doenças são:

• Febre alta na gripe

• Dor muscular e dor de cabeça na gripe

• Coriza e tosse seca

• Congestão nasal

• Dor na garganta

É importante considerar também que quadros alérgicos como a rinite e sinusite podem ser confundidos com a gripe e os resfriados. Mais um sinal da necessidade de procurar um médico.

Como tratar?

Em qualquer farmácia é possível encontrar centenas de remédios antigripais ou que se apresentam como a solução de resfriados e outros tantos sintomas associados. De fato, é possível comprar os medicamentos desejados e utilizá-los conforme a necessidade. Mas a automedicação não é recomendada justamente porque a) não há certeza sobre o que está causando os sintomas; e b) os sintomas podem ser mascarados enquanto a causa ainda estava ali.

Muito importante nesse período é beber muita água, inclusive através de sucos como os de laranja, limão e acerola. Alguns chás, ervas e especiarias também podem ajudar nos sintomas, a exemplo do alho, limão, gengibre e mel.

A gripe é muito mais preocupante quando atinge idosos, crianças, grávidas e pessoas com doenças crônicas, justamente os alvos das campanhas de inovação que aparecem ainda no outono. Previna-se com a vacina gratuita ou procure um centro de imunologia.

Procurando um otorrino

Quando os sintomas se agravam ou persistem por mais do que 3 ou 4 dias, apresentando tosse, catarro e dor na garganta, é indicado procurar o médico otorrinolaringologista para investigar melhor a gripe ou resfriado. Este médico, inclusive, pode indicar remédios mais eficazes para resolver a doença respiratória.

Pessoas alérgicas, como já citamos acima, também devem procurar o otorrino quando apresentam os mesmos sintomas, antes de prosseguir com o tratamento correto.

Para tratar gripe e resfriado, confira a lista de médicos otorrinolaringologistas listados em nossa plataforma e agende sua consulta online.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz