Conheça os principais exames de rotina

23 de abril de 2024
exames de rotina1

Exames de rotina são pedidos por médicos para avaliar o estado de saúde em diferentes momentos da vida. Assim como as visitas ao consultório, os exames de check up fazem parte das recomendações para prevenção de doenças, além de servir como suporte para o diagnóstico e tratamento.

Por meio de análises clínicas, diagnósticos por imagem, avaliações físicas e exames ambulatoriais, dentre outros tipos, é possível acompanhar de perto o estado de saúde e afastar (ou confirmar) suspeitas com maior precisão e dentro do tempo ideal para tomar providências.

Casos de doenças crônicas e histórico familiar, por exemplo, merecem atenção especial e acabam sendo direcionados para uma frequência mais constante. Saiba mais sobre os principais exames de rotina para cada idade.

Crianças

Antes mesmo do nascimento, são recomendados exames durante o pré-natal que tem como principal função avaliar a saúde da mãe e do bebê, a partir de uma série de exames laboratoriais como hemograma completo, exames físicos e de imagem como a ultrassonografia.

Recém-nascidos devem fazer a triagem neonatal, conhecida como teste do pezinho, entre 3 a 5 dias após o nascimento, além dos testes de audiometria, teste do coraçãozinho e teste do olhinho.

Adolescentes e jovens adultos

Desde a infância, passando pela adolescência até o início da fase adulta, os exames de rotina compreendem o acompanhamento do estado geral de saúde, salvo para casos de doenças crônicas como diabetes, hipertensão ou disfunções hormonais, por exemplo.

Aqui, são feitos os exames mais comuns como hemograma completo, de urina e de fezes, colesterol, triglicerídeos, glicemia, creatinina e para ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). De acordo com as recomendações médicas, é ideal manter em dia as visitas ao consultório para um desenvolvimento saudável.

Mulheres

Para mulheres, os exames ginecológicos são os principais recomendados. Após o início da vida sexual, médicos costumam recomendar os exames de papanicolau e o ultrassom pélvico e transvaginal para avaliação do sistema reprodutivo feminino.

Para o rastreamento do câncer de mama, além do acompanhamento médico, a mamografia é recomendada para chances de um diagnóstico precoce.

Homens

Existem exames de rotina para homens que são específicos para avaliar a saúde masculina. Além dos exames cardiovasculares (eco e eletrocardiograma, aferição da pressão arterial,etc), o principal deles é relacionado ao funcionamento do sistema reprodutivo e hormonal: o exame de próstata.

O mais comum é que seja feita da coleta de sangue para análise do PSA, seguida do exame de toque retal que também é recomendado anualmente para homens a partir dos 50 anos que não tenham histórico familiar de câncer de próstata, ou 45 anos para quem já teve algum caso próximo.

Idosos

Nesta fase da vida, o acompanhamento do estado de saúde se intensifica e também a frequência, principalmente para idosos que sofrem com alguma doença crônica. 

Densitometria óssea, para avaliar osteoporose e saúde dos ossos; aferição da pressão arterial e glicose; dosagens de vitamina D e cálcio e o raio X do tórax para avaliar os  pulmões estão entre os exames geriátricos mais comuns recomendados pelos médicos.

Visite seu médico regularmente e siga as orientações para ter mais segurança na sua saúde. Caso queira isso e ainda economizar, saiba como agendar exames com DrApp.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz