Dermatologia clínica vs. dermatologia estética: qual procurar?

24 de abril de 2024
5

Você já se consultou com um dermatologista? Esta especialidade médica diz respeito aos cuidados com a pele, que incluem a prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes.

São mais de 3 mil doenças dermatológicas que podem afetar pessoas em todas as idades, de causas que podem estar relacionadas ao ambiente externo ou a fatores genéticos. Para além de sintomas, o dermatologista também responde pela área voltada pela beleza e estética humana, em intervenções, procedimentos e prescrição de tratamentos cosméticos.

Existem subespecialidades da dermatologia e, neste artigo, você poderá entender mais sobre a dermatologia clínica e a dermatologia estética. Confira.

O que é Dermatologia Clínica?

Dermatologia Clínica e Preventiva é uma das especializações da área que atua diretamente no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças e problemas que atingem a pele, mucosas, cabelo e unhas. Sendo assim, todos os médicos especialistas em dermatologia possuem habilitação para o atendimento clínico de pacientes.

O dermatologista clínico deve ser consultado em casos onde o paciente tenha sintomas e alterações na pele que possam comprometer a saúde e o bem-estar. Em atendimento ambulatorial, no consultório ou hospitalar, este profissional é habilitado para tratar doenças como infecções, inflamações e tumores, com o suporte de exames complementares para identificar o tratamento mais adequado. 

O que é Dermatologia Estética?

Dermatologia cosmiátrica ou estética é a especialidade da dermatologia relacionada à beleza e os tratamentos voltados para manutenção e melhora da aparência da pele e partes relacionadas, de forma ética, ampla e com embasamento científico. O dermatologista especialista em cosmiatria utiliza-se do conhecimento médico e da estética para avaliação de cada paciente e indicação do tratamento adequado, levando em consideração os riscos, necessidades e expectativas para cada caso. 

Essa especialidade é responsável por tratamentos para o envelhecimento, como rugas e manchas, remoção de tatuagens e cicatrizes, controle de acne e outras questões estéticas, utilizando, por exemplo, preenchimentos e aplicações de substâncias, lasers, peelings, prescrição de medicamentos, uso de loções, cremes, pomadas, ácidos e afins.

Não se deve confundir esta especialidade médica com a profissão de esteticista. Este último conta com bacharelado ou formação técnica para realizar tratamentos corporais e faciais como limpeza de pele, depilação, drenagem linfática e outros.

Outras especialidades em dermatologia

Além da dermatologia clínica e estética, existem outras subespecialidades com conhecimento ainda mais aprofundado em:

  • Onicologia – doenças que acometem a unidade ungueal (unha e suas partes);
  • Dermatologia Cirúrgica – procedimentos na pele ou no tecido subcutâneo;
  • Dermatologia Oncológica – diagnóstico e tratamento do câncer de pele.

Quando procurar um dermatologista?

A principal recomendação para consultar um dermatologista será sempre que surgirem alterações ou for necessário realizar um procedimento na pele e outras áreas relacionadas. Também para as demandas relacionadas à aparência que possam trazer desconforto, como os sinais de envelhecimento.

Sendo assim, sintomas como coceiras, descamação, vermelhidão, manchas na pele e nas unhas, e ainda os procedimentos estéticos considerados simples, devem passar pela avaliação do dermatologista.

Do início até aqui, ressaltamos a relevância deste médico para segurança da saúde e, para se certificar sobre a especialização, você pode consultar o Registro de Qualificação de Especialização (RQE) do profissional.

Visite drapp.com.br e encontre dermatologistas para agendamento na sua região!

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz