Dicas de alimentação saudável em casa

25 de abril de 2024
2

Com o período da quarentena e do isolamento social como prevenção da Covid-19, muitas pessoas passaram a ficar em casa o dia todo. Principalmente entre quem já tinha o hábito de comer fora de casa, seja pela rotina de trabalho e também como uma forma de lazer, a questão da alimentação em casa ficou em evidência, considerando também que muitas pessoas não cozinhavam antes desse período.

E ainda tratando da alimentação saudável, enquanto estamos em casa lutamos constantemente com a tentação de pedir delivery dos mais diversos restaurantes e ainda de junk food. O ponto é que manter uma alimentação saudável ajuda na nossa imunidade e no bom funcionamento do corpo. 

A seguir, preparamos uma lista rápida de dicas para manter uma alimentação saudável em casa. Confira e anote agora!

Faça compras inteligentes

Até mesmo para fazer compras no mercado e na feira já temos uma nova preparação e uma série de cuidados, não é? Pensando no seu cardápio e, no mínimo, em três refeições diárias, é importante se programar para comprar laticínios, não perecíveis, proteínas, frutas e legumes de maneira econômica, evitando o desperdício e também novas saídas para a rua. A famosa lista de compras continua sendo sua melhor aliada, e vale a pena se programar também em relação ao horário da compra, evitando maior concentração de pessoas. Prefira ir sozinho, ou se for do grupo de risco da Covid-19, peça ajuda de algum parente ou vizinho. Outro ponto é a possibilidade de fazer compras de mercado pela internet, que deve ser avaliada em questão de custo-benefício.

Experimente novas receitas

Esta dica vale para quem já preparava as próprias refeições e também para quem está precisando se virar. A internet está recheada de blogs, vídeos e perfis no Instagram que trazem receitas mais leves, além de versões sem açúcar, sem lactose e em variações vegetarianas e veganas. Você pode encontrar receitas novas para pratos que já gosta e também experimentar novas culinárias. 

Mesmo quem não se arrisca na cozinha certamente encontrará receitas práticas para começar e já incluir no cardápio. E em último caso, ao pedir comida via delivery, opte por refeições leves, evitando massas, frituras e fast food.

Prepare lanches rápidos

Para quem está trabalhando em casa, é importante fazer pequenas pausas na rotina para se alongar, tomar um ar e também fazer um lanche. Para se organizar e não cair na tentação de salgadinhos, doces e bolachas, aposte em lanches saudáveis e práticos, como iogurtes, chips de frutas ou de batata doce assada, salada de frutas, receitas de tapioca e torradas de tipo integral.

Conheça os grupos alimentares

Uma alimentação saudável é também uma alimentação diversificada. Muita restrição é ruim, e excessos, principalmente de gorduras, açúcar e carboidratos, também prejudicam a saúde. Os grupos alimentares são, resumidamente:

  • Carboidratos
  • Hortaliças
  • Frutas
  • Leguminosas
  • Carnes 
  • Laticínios

Além de açúcar e gorduras, que são mais limitados mas, infelizmente, estão presentes em diversos produtos e receitas. Por questões de dietas restritivas e também por alergias alimentares, podemos apresentar deficiências em vitaminas e minerais adquiridos na alimentação. Este é um dos casos em que é recomendável procurar um médico nutrólogo. Aproveite e encontre este especialista com DrApp.

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz