Dicas para fidelizar pacientes de seu consultório

19 de março de 2024
fidelizar pacientes0

Todo negócio precisa de clientes. Uma clínica de saúde ou consultório médico precisa de pacientes, sejam eles novos ou recorrentes. Fidelizar pacientes é uma saída para que eles voltem para novas consultas, exames e até para fechar procedimentos e cirurgias. Isso significa que o médico e sua equipe devem trabalhar com estratégias e ações específicas para manter um bom relacionamento e então fidelizar aqueles que já passaram por consulta.

A fidelização dos pacientes, além de representar um aumento de consultas justamente pelo agendamento de retorno de tempos em tempos, também é importante como um trabalho de boca a boca, para que seus pacientes recomendem a clínica para outras pessoas. A fidelização também pode representar um aumento no seu ticket médio e faturamento.

Confira, a seguir, algumas dicas para fidelizar pacientes do seu consultório.

Atendimento da recepção

Sua equipe também tem responsabilidade na estratégia de fidelização de clientes. Um bom atendimento, desde o primeiro contato por telefone ou e-mail, é o que já vai criar um clima agradável e também altas expectativas sobre o atendimento. No dia da consulta ou visita ao consultório, a recepção deve ser atenciosa, rápida e solícita. 

Para além do atendimento, a recepção também deve ser um ambiente agradável, com boa iluminação, temperatura equilibrada, opções de entretenimento, água fresca e copos, podendo até oferecer balas, café e biscoitos. Ter um banheiro confortável também é interessante, e para isso é necessário se atentar a limpeza de todo o consultório.

Deixe a mostra cartões de visita e folhetos de conteúdo relacionado ao médico ou aos serviços da clínica. Trabalhe essa exposição da sua marca para fixar uma mensagem. 

Canais de comunicação

É necessário ter canais de comunicação abertos e funcionais para atender seu paciente e, periodicamente, entrar em contato para envio de mensagens comemorativas, conteúdos sobre saúde, promoções da clínica, avisos sobre agenda e afins. O telefone é o básico e essencial. Atenda também pelo e-mail e invista em estratégias para redes sociais como um meio de atrair pacientes novos.

Agendamento online

Conte com uma ferramenta para que seus pacientes possam fazer o agendamento de consultas e exames online. Geralmente dentro de um site, o seu agendamento online ajuda em sua organização e ainda tem o benefício de trabalhar todos os dias e horários. Existem diversas opções de agenda para médicos online, gratuitas ou pagas.

Pagamento facilitado

Para fidelizar pacientes do seu consultório, nada mais interessante do que oferecer condições de pagamento variadas e acessíveis. Principalmente para procedimentos de valor mais alto, ofereça as opções de transferência bancária, boleto e até parcelamento no cartão de crédito.

Dependendo de sua especialidade ou de outros serviços oferecidos na clínica, pense em promoções sazonais para fechar pacotes de procedimentos, por exemplo. Nesse ponto, sempre avalie bem sua precificação, e então procure por máquinas de cartão e outras soluções financeiras para o consultório.

Pode ser o caso do pagamento por cartão de crédito já estar incluído no seu software de clínica médica que também inclui o agendamento online. O pagamento facilitado é uma solução para evitar problemas com os convênios, garantindo o seu faturamento. Aproveite para conferir também como evitar o problema das glosas em seu consultório.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz