Emagrecer com saúde: por que algumas pessoas não conseguem perder peso?

18 de setembro de 2021
Emagrecer com saúde2

Dietas radicais, medicamentos sem prescrição médica e outras tentativas sem orientação representam riscos para a saúde e estão na contramão de quem está em busca de emagrecer com saúde.

“Não consigo emagrecer, o que faço?”. Antes de mais nada, é preciso entender as causas do excesso de peso: hábitos pouco saudáveis de alimentação, falta de atividades físicas com regularidade, estresse e mesmo algumas doenças podem estar impedindo o sucesso na perda de peso.

Se este é o seu caso, entenda, neste artigo, os principais motivos pelos quais algumas pessoas têm dificuldade para perder peso.

Resistência à mudanças de hábito

O sedentarismo é uma das principais causas para o aumento do peso. A prática regular de atividades físicas é a única forma de contornar o problema. Aliado a isso, o abandono de hábitos como o tabagismo, consumo excessivo de álcool, uma alimentação carregada em gorduras e carboidratos e o sono desregulado são apenas algumas das mudanças necessárias para resolver o problema dos quilos a mais.

E é nessa “virada de chave” que muita gente se frustra e tem dificuldade para perder peso mesmo com dieta e exercícios, quando feitos sem orientação de profissionais. O mais importante é criar consciência sobre o problema, buscar uma ajuda e avaliação profissional sobre suas causas e assumir um compromisso para modificar seus hábitos.

Síndrome metabólica

A síndrome metabólica é associada à resistência à insulina pelo organismo. Na maioria dos casos, está relacionada ao excesso de peso e aumento da circunferência abdominal, hipertensão, aumento do índice glicêmico no sangue, colesterol LDL alto e HDL baixo, entre outros fatores que influenciam no aumento das chances de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.

Por não apresentar sintomas específicos, mas sendo caracterizada por esse conjunto de fatores que podem incluir, também, a predisposição genética, é necessário que seja feita uma avaliação através de exames físicos e de sangue para verificar as causas e indicar o tratamento adequado a cada caso.

Atividade física regular e o controle de peso ajudam a prevenir o aparecimento da síndrome metabólica e também são necessários no tratamento das doenças associadas a ela.

Hipotireoidismo

A insuficiência do hormônio TSH, responsável por regular a produção de triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) pela tireoide, pode causar o hipotireoidismo e afetar o metabolismo. 

Diversos sintomas como alterações na pele, função intestinal, inchaço na região do pescoço onde está localizada a tireóide (bócio) e o aumento de peso, por exemplo, estão associados à doença.

Com a dificuldade de perda de peso e por ser uma doença que se desenvolve ao longo dos anos, o diagnóstico pode acabar sendo feito tardiamente. Por esse motivo, é importante buscar um diagnóstico com médico especialista: o endocrinologista.

Em mulheres, a incidência do hipotireoidismo é maior, assim o exame de TSH, T3 e T4 costuma ser solicitado nos exames de rotina.

Então, como emagrecer com saúde?

Não existe mistério para essa questão: o autoconhecimento do corpo, acompanhado da disciplina e orientação médica, nutricional e física, é o melhor método para emagrecer saudável. Procure sempre ter bons hábitos alimentares, praticar exercícios físicos e movimentar-se. 

O excesso de peso é um problema contornável e solucioná-lo o quanto antes ajuda a melhorar a sua qualidade de vida e prevenir riscos de agravamentos de condições preexistentes na saúde. Automedicação e dietas restritivas sem indicação médica podem prejudicar ainda mais.

Falamos sobre a questão hormonal e sua influência para emagrecer com saúde. Nesse artigo, conheça quais são os sinais de alerta para buscar um médico endocrinologista.

Deixe um comentário

My New Stories

plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
Nefrologia
Médico Alergologista
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz