Endocrinologia e metabologia: entenda a diferença

25 de abril de 2024
Endocrinologia e metabologia3

O funcionamento do nosso organismo depende diretamente dos hormônios, responsáveis por regular células e tecidos de todo o corpo. Resultado de alterações nas células endócrinas e outros fatores, o desequilíbrio e deficiência hormonal podem influenciar no comportamento, alterações físicas e humor.

Distribuídos através da corrente sanguínea, os hormônios estão ligados ao metabolismo e influenciam no funcionamento adequado dos nossos órgãos. A produção desses hormônios também varia de acordo com a faixa etária.

Os sintomas de desequilíbrio hormonal comuns como cansaço, disfunção sexual, alteração no ciclo menstrual, pressão alta ou baixa, aumento ou perda de peso, diminuição da força muscular dentre outros, devem ser investigados por um médico endocrinologista.

Entenda a seguir como a endocrinologia e metabologia atuam na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que podem afetar o sistema endócrino.

Endocrinologia e metabologia: existe diferença?

Esta dúvida é muito comum, já que ambas as área formam o conjunto de especialidades direcionadas a investigações sobre o sistema endócrino.

Endocrinologia é a especialidade médica responsável pela análise das glândulas endócrinas e tratamentos de doenças relacionadas ao sistema endócrino.

A metabologia, por sua vez, tem como foco principal as funções que envolvem o metabolismo, ou seja as transformações que resultam em energia para o funcionamento adequado de órgãos, regulação do peso, funções reprodutivas e sexuais, renovação das células e etc.

O que faz o endocrinologista?

Especialista no sistema endócrino, o médico endocrinologista realiza o diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas aos hormônios. Através de exames clínicos e laboratoriais, o profissional busca entender o histórico clínico e as necessidades específicas de cada paciente.

O endocrinologista também é procurado em casos de pacientes que buscam emagrecer ou mesmo suplementação alimentar para prática de esportes. Cabe ao médico identificar o funcionamento das glândulas dos pacientes e as taxas de hormônios presentes no organismo, a fim de prescrever o melhor tratamento e orientações sobre a reposição hormonal.

Quais doenças o endocrinologista trata?

Por regular diversas funções, a quantidade de doenças relacionadas aos hormônios como alteração dos níveis de glicose no sangue, a diabetes, causada produção insuficiente do hormônio insulina até mesmo alterações no crescimento de crianças e adolescentes.

O endocrinologista também é apto a avaliar o funcionamento dos rins (glândula supra renal), distúrbios da menstruação, menopausa, andropausa, doenças da hipófise e tireóide, obesidade, osteoporose e todas as alterações hormonais que possam interferir na saúde do paciente.

Quando procurar um médico endocrinologista?

É indicado que se consulte um endocrinologista em suspeitas de doenças endócrinas. Alguns sintomas comuns podem indicar a presença de alterações e estar relacionados a essas doenças.

O surgimento de nódulos na região do pescoço e alterações de peso podem indicar problemas na tireóide (hipotireoidismo e hipertireoidismo) e necessitam de uma investigação detalhada. Cansaço excessivo, disfunção sexual, excesso de pelos e oleosidade também são sintomas que podem indicar problemas hormonais.

Por isso, é preciso estar atento ao aparecimento desses e outros sintomas, quando combinados e buscar orientação e avaliação médica. Conheça os especialistas em Endocrinologia e Metabologia do aplicativo DrApp/Caasp e agende uma consulta.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz