Home Office na quarentena: cuidados para sua saúde

24 de abril de 2024
home office0

Trabalhar em casa não é novidade para algumas empresas e profissionais que já tem o home office como prática. Fazer o trabalho remoto, além de adaptações no espaço e processos de demandas e entregas, também necessita de adequações no comportamento.

Para as próximas semanas, para garantir a segurança e a saúde de todos, durante a quarentena recomendada para conter a epidemia de COVID-19 – o Coronavírus – a rotina de home office merece atenção especial para garantir um período produtivo, seguro e saudável.

Veja com adequar sua rotina de cuidados com a saúde durante o home office.

Rotina de alimentação

Manter seus hábitos e principalmente horários é a principal recomendação para quem deseja ter um home office produtivo e aproveitar as vantagens de estar em casa. É possível conciliar suas tarefas domésticas e as do trabalho. Preparar suas refeições é um desses benefícios.

Assim como você faz todos os dias, além do café da manhã, você pode se organizar para preparar o almoço, lanche da tarde e jantar para sentar-se à mesa com sua família, inclusive. Por isso, é importante reservar o momento para comer, sem estar em frente ao computador ou distraído com outra coisa.

Saiba mais sobre o preparo de alimentos e outras dicas acessando o nosso Guia para Alimentação Saudável.

Postura durante o trabalho

A má postura é uma das principais causas de desconforto e pode gerar problemas mais sérios de saúde ao longo do tempo. Trabalhar em casa pode ser mais relaxante, mas nem por isso você deve descuidar da atenção a maneira como se senta.

Ainda que seja tentador passar o dia na cama com o computador no colo, isso pode fazer mal para sua coluna, causando dores, e também para o seu aparelho. Mesmo não tendo móveis especialmente feitos para isso, como os do escritório, você pode adaptar mesas e cadeiras da sala de jantar para conseguir ter mais conforto durante as tarefas.

É importante que a sua coluna permaneça alinhada, e para isso você pode usar almofadas ou travesseiros como apoio. Os joelhos e cotovelos devem estar alinhados a um ângulo reto (90º), sendo necessário que a tela do seu computador esteja na altura dos olhos. Sem um suporte especial, livros e revistas ajudam a regular essa altura. Lembre-se também de garantir um ambiente organizado, limpo e com boa iluminação.

Exercícios para alongamento

Outro cuidado importante que você deve ter para manter sua saúde durante o home office são as pausas para exercícios de alongamento que ajudam a reduzir a tensão muscular. Passar muito tempo sentado pode trazer, a longo prazo, problemas circulatórios e causar dores no corpo.

Além de cuidar da postura, praticar alongamento em casa é uma atitude simples e muito benéfica e a tecnologia vai te ajudar nessa tarefa. Uma breve pesquisa em canais no YouTube e perfis do Instagram de profissionais como educadores físicos e fisioterapeutas apresenta resultados com vídeos que ensinam o passo a passo de como fazer alongamento em casa.

Em tempos de quarentena, em que a recomendação principal é evitar, ao máximo, sair de casa, esses tutoriais são de grande serventia. Mas, atenção, procure por fontes confiáveis para esses exercícios e entenda os seus limites para evitar acidentes.

Momentos de relaxamento

Cuidados para o corpo e para a mente com pausas para descanso e relaxamento também devem ser considerados. Controle seus horários para não seguir trabalhando madrugada adentro e não se sobrecarregar.

Em um momento de tantas incertezas e notícias não tão boas, é importante filtrar a quantidade de informações que você consome em noticiários e redes sociais para prevenir o estresse que pode ser ainda mais prejudicial à saúde.

Durante a quarentena, reserve momentos para assistir um filme, ler um livro e ouvir música, sendo o único compromisso o bem-estar, estando você sozinho ou na companhia de sua família, sem descuidar dos cuidados com a limpeza para o combate do COVID-19.

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz