Homeopatia, acupuntura e outros tipos de terapias alternativas

19 de março de 2024
homeopatia e acupuntura1

A ciência e a medicina estão em constante atualização, buscando o aprimoramento e também complemento de tratamentos e diagnósticos de saúde. Assim surgiu a medicina integrativa, prática que alia o tratamento médico e as terapias alternativas.

As terapias alternativas, como o próprio nome indica, são soluções complementares para a saúde como um todo. Elas não substituem o tratamento com um médico especialista, sendo opções a mais para cobrir queixas variadas de saúde.

É claro que fica a critério do paciente procurar por qualquer tipo de tratamento alternativo. Muitos pesquisadores avaliam a eficácia das terapias alternativas, enquanto o próprio Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza cerca de 29 tipos de linhas alternativas para integrar aos cuidados de saúde, física e psicológica.

Conheça agora alguns tipos de terapias alternativas, suas aplicações e benefícios.

Homeopatia

Esse método tem origens no século 18, com o médico alemão Samuel Hahnemann. Ele foi o responsável por cunhar o termo homeopatia (homo/semelhante + patia/doença) e documentar todas suas pesquisas que resultaram os princípios da prática homeopática. Os compostos homeopáticos são obtidos de fontes minerais, vegetais ou animais, e entregues em uma quantidade muito diluída e ínfima em fórmulas manipuladas, no formato de bolinhas que devem ser desmanchadas embaixo da língua.

O homeopata faz uma investigação clínica sobre o histórico e queixas do paciente e então recomenda o composto ideal para o tratamento alternativo. Por vezes, é relacionada ao tratamento com florais.

Acupuntura

É uma prática milenar da medicina chinesa, que chegou ao Brasil junto às famílias japonesas a partir de 1908. A acupuntura faz a aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de pontos de acupuntura ou meridianos. O acupunturista conhece a relação desses pontos com os órgãos e sistemas do corpo, de forma que a sessão alivia dores e sintomas. Um desdobramento dessa prática é a auriculoterapia, que utiliza o mesmo conhecimento com foco nos pontos distribuídos nas orelhas.

Quiropraxia

O termo quiropraxia tem origem grega e significa “praticar com as mãos”, enquanto a prática foi desenvolvida a partir de 1895. O quiroprata ou quiropraxista faz pequenos diagnósticos, além do tratamento, correção e prevenção de problemas no sistema nervoso, muscular e no esqueleto. Essa técnica trabalha com correção postural e alongamento da musculatura, o que alivia dores nas costas, ombros, pescoço e outras articulações.

Aromaterapia

É a prática que utiliza os aromas, através de essências e óleos essenciais ou vegetais, para ativar reações no sistema nervoso e aliviar queixas como o estresse, depressão, falta de concentração, etc. A aromaterapia tem origens nos tempos antes de Cristo, de forma que cada essência é atribuída a um resultado desejado.

Também é relacionada ao tratamento com os chamados florais de Bach. É interessante procurar um aromaterapeuta para obter as recomendações corretas, sabendo que alguns óleos essenciais têm contraindicações.

Fitoterapia

É o tratamento através das ervas medicinais. Muitas ervas, flores e frutas são reconhecidas cientificamente pelas propriedades na saúde. A fitoterapia produz os “medicamentos” fitoterápicos, em forma de cápsulas, xaropes, chás, pomadas ou óleos. Esses medicamentos também são regulamentados pela Anvisa, o que entrega uma garantia mínima para os pacientes.  

Nenhuma das terapias alternativas pode substituir o tratamento indicado pelos médicos. Elas são apenas complementares para garantir o bem estar físico e mental.

Confira em nossa plataforma os homeopatas e acupunturistas cadastrados e agende uma consulta.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Posts Recomendados

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz