Julho Amarelo: hepatites virais e o papel do médico infectologista

19 de março de 2024
hepatites virais0

Causadoras de inflamações e degenerações no fígado, as hepatites podem ter origem em infecções por vírus, pelo uso de medicamentos, álcool e outras toxinas e também por doenças relacionadas ao metabolismo e ao sistema imunológico.

As hepatites virais são doenças silenciosas e afetam milhares de pessoas que desconhecem ter a doença pela ausência de sintomas aparentes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 2 bilhões pessoas possuem hepatite do tipo B. No Brasil, cerca de 70% da população já teve contato com o tipo A e 15% com o vírus da hepatite B.

Visando a prevenção e combate às hepatites virais, foi criada a campanha Julho Amarelo, oficializada por decreto de lei no início de 2019.

Neste artigo, entenda o que são hepatites virais e qual o papel do infectologista no diagnóstico e tratamento da doença.

Tipos de hepatites e como preveni-las

Existem 5 tipos de hepatites virais, sendo os casos mais comuns no Brasil as do tipo A, B e C. Os tipos D e E, são mais comuns em países da África e Ásia. Conheça:

Hepatite A – com maior número de casos, é causada pelo vírus VHA. Sua contaminação está ligada ao contato oral-fecal, pela falta de condições de higiene de alimentos e água, principalmente em áreas de precariedade do saneamento básico. Crianças são o principal grupo de risco e já existe vacina para prevenção.

Hepatite B – identificada pela presença dos anticorpos VHB no sangue e pode ser transmitida através de contato sexual, por estar altamente concentrada nas secreções sexuais. A doença afeta as células do fígado e pode ficar incubada no paciente em um período de 1 a 4 meses. Pode assumir formas aguda, crônica e até mesmo fatal. A vacina para prevenção da hepatite B é oferecida em três doses na rede pública de saúde.

Hepatite C – causada pelo vírus HCV, está entre os principais motivos transplantes de fígado em pacientes contaminados através de relações sexuais sem preservativo, sanguíneo e durante a gravidez e no parto. Neste último caso, os exames de pré-natal ajudam a diagnosticar a doença. Para evitar a contaminação, é preciso evitar o contato com o sangue contaminado através do compartilhamento de agulhas, seringas e instrumentos de tatuagem e piercing.

Hepatite D – a contaminação pelo vírus HDV depende da contaminação do tipo B. Por esse motivo, a contaminação e a prevenção se dão da mesma maneira, evitando o contato com o sangue e secreções de pessoas contaminadas pela doença. Apesar de não ter uma vacina específica, tomar as três doses de vacina contra Hepatite B ajuda a prevenir a infecção.

Hepatite E – também transmitida pelo contato oral-fecal, o vírus HVE pode estar presente na água e alimentos em baixas condições de higiene. Por este motivo, o saneamento básico de qualidade e cuidados como lavar as mãos, assim como verduras, legumes e outros alimentos, além de evitar ter contato com esgoto a céu aberto.

Principais sintomas da hepatite viral

A maioria dos tipos de hepatite viral não apresenta sintomas em estágio inicial, mas a falta de diagnóstico feito por um médico pode agravar a doença para o estágio crônico.

Dentre os principais sintomas das hepatites virais estão a alteração de cor das fezes e urina, dores abdominais, fadiga, cansaço, vômitos, amarelamentos dos olhos e da pele, febre, perda de apetite, variando para cada caso.

Para o estágio agudo das hepatites virais, são prescritos repouso, hidratação e medicamentos que vão aliviar os sintomas presentes e acompanhamento para que a doença não evolua para complicações.

A doença é diagnosticada através de exame de sangue, e uma vez identificada, são solicitados pelos médicos, como hepatograma e ultrassonografias do fígado, para avaliar o estado de saúde do paciente e identificar o tratamento adequado para cada caso e tipo de hepatite.

O que faz o infectologista

Infectologista é o médico especialista em doenças infecciosas causadas por vírus e parasitas no geral. Nos casos de hepatite viral, o infectologista é o responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento da evolução do paciente que tenha a doença. Dentre as suas funções está adequar o tipo de vírus e estágio da doença aos medicamentos para prevenir complicações e avanço das hepatites.

Geralmente, este profissional é procurado ou indicado após a consulta a outras especialidades médicas, mas seu papel é fundamental na prevenção das hepatites virais, uma vez que orienta quais vacinas devem ser tomadas em casos de viagens a locais de risco de contaminação ou contaminação por outros tipos de vírus, por exemplo.

Consulte os infectologistas disponíveis para atendimento no DrApp.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz