Nefrologia: o que é e quando procurar

18 de setembro de 2021
Nefrologia2

A medicina é dividida em diversas especialidades, voltadas para diferentes faixas etárias, órgãos, queixas e outros fatores. A nefrologia é uma dessas especialidades médicas, e o profissional dessa área é o nefrologista.

Mas afinal, o que é nefrologia? Bem, essa especialidade se concentra no estudo, diagnóstico e tratamento adequado de doenças renais. Os rins são órgãos de extrema importância para o corpo, garantindo a filtragem do sangue e o bom funcionamento de todos os órgãos.

Por condições genéticas ou hábitos do dia a dia, além de casos de saúde em outros órgãos, os rins estão susceptíveis a doenças variadas e formação de cálculos (pedras), casos que se manifestam através de cólicas, dor nas costas e alterações no sistema urinário.

E a urologia?

Essa especialidade médica trata do sistema urinário no geral, além do sistema reprodutor masculino. Então, qual é a diferença entre urologista e nefrologista? De certa forma, os dois médicos se complementam, já que (às vezes por desconhecimento) muitos pacientes procuram o urologista no início de uma queixa. Quando melhor investigada, a queixa se mostra uma disfunção renal e é então encaminhada para o nefrologista.

O nefrologista se diferencia pela maior especialização quanto ao rins, sendo o profissional essencial no processo de diagnóstico de cálculos, lesões, tumores, insuficiência renal e até casos para transplante do órgão.

Boa parte dos problemas nos rins se manifestam principalmente a partir da idade adulta, entre homens e mulheres. Todos devem ter uma atenção especial quanto a possíveis sintomas para encontrar um bom médico rapidamente e seguir para o diagnóstico.

Quando procurar o nefrologista?

Como já citado, a primeira consulta com um nefrologista pode ser por indicação de um urologista ou de um clínico geral, quando o paciente chega com queixas quanto à dor nas costas, cólicas, dor ao urinar e alterações na urina (cor, cheiro, volume e presença de espuma ou sangue). É possível procurar este profissional diretamente, caso o paciente conheça bem seu corpo e os sintomas das doenças renais.

Após a primeira consulta, o médico irá solicitar alguns exames laboratoriais (urina e sangue) e de imagem (ultrassonografia) para ter uma base de investigação para o diagnóstico. O relacionamento com o nefrologista é a longo prazo, considerando que o paciente irá voltar ao consultório por mais algumas vezes entre o diagnóstico e o acompanhamento do tratamento

As doenças renais são diversas, podendo surgir com menor ou maior gravidade. Assim, o tratamento quanto a elas vai desde o uso de medicamentos próprios até a necessidade de realizar cirurgias ou a nefrectomia (retirada do rim).

Tipos de doença renal

Estes são alguns dos diagnósticos mais comuns quanto a saúde dos rins.

• Cálculo renal (pedra no rim): são formados por impurezas filtradas pelo sangue e que se acumulam na estrutura do órgão. Causam dor e devem ser tratadas rapidamente, evitando que cresçam mais. As pedras podem ser eliminadas após o uso de medicação ou então em procedimento cirúrgico.

• Insuficiência renal: é o “enfraquecimento” de um rim ou dos dois, normalmente causado por lesões ou outro quadros de saúde como a diabetes.

• Cistos: são bolhas que surgem a partir dos 40 anos. O cisto renal é preenchido de líquido e, ao tomarem um certo tamanho, provocam dor e podem evoluir para a doença renal policística.

• Tumor nos rins: são raros, porém quase sempre malignos. O câncer nos rins pode ser ainda metástase de outros tumores.

Em todos estes casos, o diagnóstico precoce é uma ótima forma de detecção e tratamento sobre as doenças renais.

Se você quer encontrar um nefrologista de qualidade, consulte a lista da DrApp.

Deixe um comentário

My New Stories

plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
Nefrologia
Médico Alergologista
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz