O que é angiologia? A especialidade do sistema circulatório

18 de setembro de 2021
O que é angiologia0

As doenças do aparelho circulatório são a principais causas de mortes no Brasil. Infarto do miocárdio, Acidentes Vascular Cerebral (AVC) e Hipertensão Arterial estão entre as doenças que mais matam brasileiros e tem diversas origens, como hereditariedade e hábitos pouco saudáveis.

Além da prevenção, através de uma boa alimentação e prática de exercícios físicos, o check up periódico com um médico cardiologista é essencial para avaliar e diagnosticar possíveis doenças cardiovasculares, antes mesmo do aparecimento dos primeiros sintomas.

Responsável por cuidar de vasos sanguíneos e linfáticos, a angiologia é uma especialidade clínica que auxilia na prevenção, investigação e no tratamento de doenças relacionadas à artérias e veias através de exames, medicamentos e procedimentos que não necessitem de intervenção cirúrgica.

Entenda mais sobre o que é angiologia e saiba como ela atua na prevenção e tratamento de doenças vasculares.

O que faz o angiologista?

O médico angiologista é o especialista responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças circulatórias em geral, como as varizes e tromboses, por exemplo.

Trata-se de um especialista que não realiza procedimentos cirúrgicos, pois atua orientando e auxiliando pacientes que desenvolvam problemas relacionados ao sistema circulatório em que não há necessidade de intervenções mais invasivas.

O angiologista acompanha e orienta os hábitos de vida dos pacientes para práticas saudáveis como realização exercícios físicos, alimentação adequada e, quando necessário, pode prescrever o uso de medicamentos para prevenção e tratamento das doenças circulatórias.

É comum que o médico angiologista seja procurado por pacientes que apresentam sintomas como dores, inchaços, queimação e dormência nas pernas e braços, veias saltadas e/ou com aparência azulada, entre outros sintomas que podem indicar algum problema no sistema circulatório.

Como a angiologia auxilia nos tratamentos

Em alguns casos, as doenças vasculares apresentam sintomas silenciosos e a investigação realizada pelo angiologista sobre a saúde dos vasos e veias auxilia no diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento.

Para isso, o angiologista avalia clinicamente o paciente através de exames como:

• Fluxometria ultrassônica, indicada para verificação de aneurismas em vasos e artérias;

• Eco doppler, comum em casos de varizes, para verificar a anatomia de artérias e vasos e o fluxo sanguíneo;

• Tomografia, exame diagnóstico de imagens computadorizadas de precisão milimétrica que mostra imagens mais nítidas de vasos sanguíneos;

• Fotopletismografia, exame indolor, rápido e complementar para o diagnóstico de varizes através da avaliação da insuficiência venosa e falha na bomba periférica.

Esses exames servem para o diagnóstico e tratamento de doenças que fazem parte do acompanhamento clínico da especialidade de angiologia, algumas delas são:

• Arteriosclerose, caracterizada pelo excesso de gordura e outros elementos nas artérias diminuindo a irrigação de sangue no corpo;

• Insuficiência Vascular Cerebral que pode levar ao AVC;

• Problemas de coagulação do sangue com obstrução de veias profundas (Trombose Venosa Profunda);

• Dilatação das artérias com riscos de rompimento (Aneurisma Arterial);

• Inflamação dos vasos sanguíneos (Vasculite).

Diferença entre angiologia e a cirurgia cardiovascular

Como dissemos, o angiologista é responsável pelos métodos de prevenção, tratamento e acompanhamento clínico de doenças vasculares, mas não atua em intervenções cirúrgicas, como o tratamentos de varizes.

Já em casos onde o tratamento cirúrgico é indicado, a responsabilidade do cirurgião vascular atua na desobstrução e reparação através da intervenção em vasos sanguíneos.

A prevenção é sempre o melhor caminho para evitar complicações vasculares. Tratando-se de doenças do sistema circulatório, o profissional que vem à mente é o cardiologista. Entenda quando procurá-lo e como ele trabalha.

Deixe um comentário

My New Stories

plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
Nefrologia
Médico Alergologista
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz