O que é Cirurgia da Mão? Conheça as principais

25 de abril de 2024
Cirurgia da Mão13

Nossas mãos representam nosso contato tátil com o mundo, ou seja, possuem um sentido útil para nossas vidas e por isso merecem cuidados especiais.

Nos damos conta de sua importância quando precisamos realizar alguma atividade e somos impedidos por dores e outras dificuldades de movimentação, seja por lesões e traumas por acidentes ou esforço repetitivo ou mesmo deformidades congênitas.

Além de terapias e uso de medicamentos, em alguns casos, o tratamento indicado pode ser a intervenção cirúrgica através da cirurgia da mão.

Conheça, a seguir, a especialidade médica e como ela auxilia no tratamento de afecções que acometem as mãos e membros superiores.

O que cirurgia da mão?

Técnica aplicada desde a Segunda Guerra Mundial, a cirurgia da mão é uma especialidade médica responsável pelas intervenções no membro superior, seus ossos, músculos, tendões, articulações, ligamentos, nervos e pele.

O cirurgião da mão realiza reconstrução e reparação de lesões nas mãos, punhos, braços e cotovelos. Esse especialista possui formação em Ortopedia e Traumatologia ou Cirurgia Plástica e especialização dem 2 anos em residência médica de Cirurgia da Mão, certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM).

Lesões traumáticas, não traumáticas e congênitas são tratadas pelo médico especialista que está apto a realizar reimplantes de membros, microcirurgias de nervos e cirurgias de retalhos.

Quando é indicada?

Cada caso é analisado pelo cirurgião da mão e o tipo de intervenção indicado de acordo com as necessidades do paciente. A cirurgia da mão é indicada em casos onde existe a limitação para movimentos de dedos e punhos e dores que prejudicam sua funcionalidade.

Nos casos de patologias traumáticos, onde existe a necessidade reimplante de membros, implante de próteses e reconstruções, causadas por lesões nos ossos, nervos, músculos, tendões, cobertura cutânea e vasos sanguíneos decorrentes de acidentes, quedas, cortes e fraturas.

Já as patologias atraumáticas, envolvem doenças que podem afetar os pacientes ao longo da vida e sem causa determinante, como “Dedo em Gatilho”, compressões de nervos e síndrome do túnel carpo, epicondilite (cotovelo de tenista), artrose no dedo e no punho e lesões por esforço repetitivo como tendinites.

O ortopedista especialista em mão também responsável pelo tratamento de doenças congênitas e malformações que prejudiquem as funções para os pacientes.

Como é feita a cirurgia?

De acordo com a necessidade cada caso ou tipo de afecção para o paciente, é necessário um procedimento diferente. A microcirurgia, por exemplo, é realizada para reconectar nervos e tendões.

Quando há necessidade de reconstrução de tecidos, o especialista em mãos utiliza técnicas de cirurgia plástica para retirada e enxerto de pele , ossos e tendões, como a zetaplastia, para reduzir as cicatrizes e não prejudicar a flexibilidade dos dedos, por exemplo e também a substituição de articulações por próteses.

O cirurgião da mão é o especialista indicado para prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas que afetam os membros superiores. Geralmente, as que não tem origem traumática, podem surgir silenciosamente e evoluir para sintomas e agravamento do problema.

Por isso, dor, desconforto ou qualquer outro sintoma nas persistente deve ser avaliado por um médico. Consulte a lista de especialistas em Cirurgia da Mão disponíveis no Dr App/Caasp.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz