O que é Lúpus?

21 de outubro de 2021
0

Lúpus Eritematoso Sistêmico, também conhecido como LES ou, mais popularmente, lúpus, é uma doença crônica autoimune em que o sistema imunológico, responsável pela defesa do nosso organismo, passa a atacar as próprias células do paciente. 

A doença, que não possui cura, é mais comum em pessoas mestiças e afrodescendentes,  mulheres e pessoas na fase adulta entre 20 e 45 anos. Pode se manifestar com manchas e feridas na pele, principalmente em áreas expostas à luz, ou ainda em órgãos internos, como rins, coração, pulmão e articulações. 

No Brasil, estima-se que existam 65 mil casos de lúpus, que ocorre em pessoas com predisposição genética, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia. O diagnóstico precoce e o tratamento acompanhado por especialistas contribui para reduzir os efeitos e manter a qualidade de vida de pacientes. Entenda mais sobre o que é lúpus nos tópicos a seguir. 

Sintomas de Lúpus 

Cerca de 80% dos casos de lúpus se manifestam na pele com descamamento, manchas vermelhas e inflamação. Nota-se então, a sensibilidade quando expostos aos raios solares, geralmente no rosto, colo, ombros e braço. 

Outros sintomas como fadiga, cansaço, dores nas articulações, queda de cabelo, febre e emagrecimento devido a perda de apetite podem acometer quem tem lúpus. Quando a doença afeta os órgãos internos, faz-se necessário identificar o funcionamento através de exames. 

É importante salientar que cada paciente tem um nível de evolução da doença e o diagnóstico médico é essencial para identificar o estágio e orientar sobre o tratamento mais adequado. 

Causas 

Tratando-se de uma doença autoimune, o lúpus não tem uma causa definida, a não ser pelo fator de hereditariedade do paciente, ou seja, quando existem casos na família. Outros fatores relacionados ao ambiente como a exposição ao sol, infecções virais, uso de alguns medicamentos e outras interações como desequilíbrio hormonal podem desencadear o aparecimento de sintomas. 

Basicamente, cada organismo produz diferentes anticorpos que reagem com as proteínas do organismo e desenvolvem quadros e sintomas específicos em cada paciente que tem lúpus.  

Diagnóstico 

O lúpus não é uma doença transmissível e a sua ocorrência determina o tratamento mais adequado. 

O diagnóstico de lúpus é feito através da avaliação dos sintomas, com o pedido de exames, em especial o de sangue e urina, que geralmente apresentam alterações. Além da avaliação clínica, os exame de FAN (fator ou anticorpo antinuclear) e outros testes como anticorpos anti-Sm e anti-DNA são complementares ao diagnóstico. 

Tratamentos 

Pessoas com lúpus têm como principal aliado no controle da doença o acompanhamento médico regular feito por dermatologistas, neurologistas e outras especialidades. O tratamento do lúpus, além da proteção rigorosa contra os raios solares, utiliza de medicamentos utilizados para malária, injeções e outros com ação anti inflamatória. 

Contudo, cada paciente tem a sua prescrição de acordo com os órgãos e funcionamento dos sistemas afetados. Esta é uma doença grave, com chances de reincidência dos sintomas e que deve ser tratada constantemente para evitar complicações à saúde em geral. 

Para saber mais sobre o sistema imunológico, conheça como seu corpo se defende de doenças. 

My New Stories

plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
Nefrologia
Médico Alergologista
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz