O que o dermatologista faz e como é a consulta?

24 de abril de 2024
O que o dermatologista faz10

A pele é o maior órgão do corpo humano, cumprindo com as funções de proteger todos as estruturas internas. Além da parte mais externa, visível e que está em constante renovação, a epiderme, o órgão é composto pelas camadas derme e hipoderme. O que o dermatologista faz é se especializar na pele e suas doenças.

Esse médico especialista é o profissional mais indicado para procurar em casos de problemas relacionados a pele, desde o couro cabeludo até as unhas dos pés, e também por queixas estéticas. O dermatologista é um dos especialistas que acompanham um paciente em diversas fases da vida.

Entenda o que o dermatologista faz e como é a consulta, assim você já se prepara para quando procurá-lo!

O que o dermatologista faz?

Estas são algumas das queixas mais comuns quanto a problemas dermatológicos:

Acne e rosácea

Ambas se manifestam principalmente no rosto. A acne aparece a partir da puberdade e pode seguir durante a fase adulta. Já a rosácea, ou acne rosácea, é uma condição crônica que se manifesta principalmente em mulheres de pele clara, formando grandes manchas vermelhas com a presença de caroços e vasos sanguíneos visíveis.

O médico dermatologista pode identificar as causas e os melhores tratamentos, médicos e estéticos, para esses casos.

Micoses

Embora o nome nos faça lembrar às manifestações nos pés, micoses são qualquer doença causada por fungos. Por isso, a micose pode se manifestar na virilha, no couro cabeludo, membros, no rosto e nas mucosas. É importante identificar a micose cedo e iniciar o tratamento com antifúngicos para evitar que esses agentes ultrapassem a camada da pele.

Dermatite seborreica

Ou simplesmente seborreia, é característica pela presença de manchas vermelhas no couro cabeludo acompanhadas de coceira e descamação da pele (caspa). É característica das glândulas sebáceas, por isso podem aparecer em mais áreas “oleosas” do corpo: barba, costas e peito.

Alopecia

Ou calvície, a alopecia tem diversas causas e por isso pode se manifestar em homens e, em menor frequência, mulheres. O dermatologista identifica a causa da queda de cabelo e pode indicar fórmulas adequadas para reverter ou diminuir o quadro.

Câncer de pele

Se divide, principalmente, em três tipos: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. O último tumor é o de maior letalidade. Tumores de pele podem aparecer por consequência de exposição ao sol, histórico familiar e condições genéticas (peles e olhos claros).

Outras doenças de pele comuns em um consultório de dermatologia são o melasma, a disidrose, vitiligo, psoríase, escabiose e pediculose (sarna e piolho), herpes, hanseníase e manifestações de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).

A consulta com dermatologista

Na consulta com o médico de pele, o paciente deve apresentar suas queixas quanto a lesões ou suspeitas de doenças dermatológicas. O dermatologista pode solicitar que o paciente mostre a área afetada, por isso é interessante ir à consulta com roupas confortáveis e fáceis de serem trocadas. Em queixas quanto às unhas, é necessário retirar esmaltes ou extensões para melhor visualização.

O médico dermatologista também pode conduzir um questionário sobre os hábitos do paciente, importante para conhecer histórico pessoal e familiar que podem indicar a origem de sintomas e manifestações na pele.

Ele pode solicitar exames laboratoriais para complementar o diagnóstico, e assim o tratamento é indicado na consulta de retorno.
Agora que você sabe o que o dermatologista faz, conheça nossa lista de médicos especialistas e agende sua consulta.

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz