O que oftalmologista faz? 5 diagnósticos oftalmológicos

19 de abril de 2024
O que oftalmologista faz12

O diagnóstico oftalmológico é fundamental para evitar complicações de problemas da visão. Estima-se que existam mais de 1,2 milhões de pessoas cegas no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), das quais 60 a 80% dos casos poderiam ter sido prevenidos e tratados.

O médico oftalmologista responsável pelo atendimento para prevenção de doenças oculares. A especialidade médica em oftalmologia confere a este profissional a responsabilidade em solicitar exames, realizar cirurgias, prescrever tratamentos e acompanhar a saúde ocular de pacientes de todas as faixas etárias.

Conheça o que o oftalmologista faz e quais diagnósticos oftalmológicos ele realiza.

Astigmatismo

Está entre as doenças da visão mais comuns. O astigmatismo pode causar dores de cabeça e visão embaçada ou distorcida em distâncias diferentes, em maior ou menor grau, resultado de uma má formação na curvatura da córnea, causada naturalmente ou por traumas e consequente cicatrização.

O diagnóstico do astigmatismo é realizado pelo oftalmologista através do teste de visão e geralmente é indicado o uso de óculos ou lentes. Em casos mais graves, torna-se necessário o transplante de córnea. A correção do astigmatismo também é possível através de procedimento cirúrgico à laser.

Miopia

Ocorre por problemas na anatomia dos olhos e causa a conhecida “dificuldade em ver de longe”. Pessoas com miopia enxergam bem de perto, pois a doença prejudica a capacidade de foco em objetos à distância e tem grande incidência na população, devido a hereditariedade, seu principal fator de risco. Geralmente, o diagnóstico da miopia é realizado na infância e, em adultos, pode estar associada a outras doenças como a diabetes e a catarata.

O formato dos olhos, neste caso, é mais alongado ou possuem alguma má formação das córneas e no cristalino, impedindo que as imagens sejam formadas antes da retina. É mais comum o uso de óculos e lentes, mas também existe a possibilidade do paciente realizar cirurgias à laser (LASIK) para correção da miopia.

Cataratas

A principal característica da catarata é a perda de transparência do cristalino dos olhos de forma progressiva, conferindo aspecto opaco. Essa estrutura é responsável pela formação e pela nitidez das imagens e, por isso, a visão fica embaçada. A catarata tem incidência mais comum em idosos e é progressiva, ou seja, tende a piorar com o passar do tempo, podendo levar à cegueira.

A cirurgia para correção da catarata é o tratamento mais indicado para reversão da doença e dura cerca de 20 minutos, mesmo sendo minuciosa. Momentos após o procedimento, realizado pelo oftalmologista, o paciente volta a enxergar e, geralmente, reduz ou não precisa mais fazer uso de óculos.

Estrabismo

Caracterizada pelo desalinhamento dos olhos, onde o olhar não aponta para mesma direção, podendo ser convergente ou esotropia (para dentro), divergente ou exotropia (para fora) e vertical (hipertropia).

O diagnóstico do estrabismo é feito pelo oftalmologista através de exames como teste de reflexo e fundo de olhos, por exemplo. As causas estão ligadas à doenças genéticas, hereditárias, neurológicas, infecciosas, dentre outras. O tratamento do estrabismo é realizado nas causas da doença e a cirurgia para correção só é recomendada nos casos onde o desvio permanece.

Hipermetropia

Ao contrário da miopia, as pessoas com hipermetropia tem dificuldade para enxergar objetos próximos. Nesse caso, o globo ocular pode ser achatado ou a córnea mais plana e a formação da imagem é realizada depois da retina, provocando a distorção. Trata-se de uma doença da visão ligada a causas genéticas e hereditárias.

O diagnóstico da hipermetropia é realizado através do exame de refração, no qual o médico oftalmologista verifica o grau do paciente. O tratamento geralmente é feito através do uso de óculos e lentes e a correção pode ser realizada através de cirurgias refrativas.

Agora que você já sabe o que o oftalmologista faz, sabe como ele pode te ajudar. Em caso de dúvidas e sintomas, procure um especialista para um diagnóstico seguro e preciso. Consulte os oftalmologistas disponíveis no DrApp.


Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Posts Recomendados

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz