Otorrinolaringologista: o que é e quando procurar este especialista

20 de abril de 2024
Otorrinolaringologista6

Com a chegada do inverno, entramos em sinal de alerta para a gripe e outras doenças respiratórias crônicas, que se agravam e aparecem com força total devido ao frio e ao tempo seco. Essa é a época em que os consultórios de otorrinolaringologia são muito visados, e você vai entender o porquê neste artigo.

Esse é um ramo de especialização médica, o que significa que os profissionais passam por mais 4 anos de residência além do padrão para alcançar o título de otorrinolaringologista. Conheça um pouco mais sobre essa especialidade e quando procurar o médico otorrino agora.

Sobre a otorrinolaringologia

Essa é a especialidade médica relativa à estrutura delicada e inter-relacionada entre os ouvidos, a garganta e o nariz. Todos esses pequenos órgãos e sistemas estão ligados dentro do crânio, por isso o período de estudo para alcançar essa especialização passa por análise de anatomia e fisiologia dos tecidos e estruturas interligados. Os anos da residência também agregam conhecimentos sobre as principais doenças e condições que afetam esses órgãos e as práticas cirúrgicas.

Depois do período de residência, o otorrinolaringologista deve estar habilitado para atender pacientes de todas faixas etárias, seja em clínicas ou pronto atendimento, considerando também a realização de exames clínicos básicos e o encaminhamento para análises mais profundas.

Nariz, ouvidos e garganta…

Garganta inflamada que reflete em dor de ouvido, nariz escorrendo com tosse, problemas para engolir, crianças com problema de dicção… Todos esses quadros se encontram em um consultório de otorrinolaringologia. Dentro do guarda-chuva de otorrino, é possível encontrar ainda as subespecialidades. São elas:

• Otologia: focada nos ouvidos e no sentido da audição. O aparelho auditivo é complexo, podendo sofrer com infecções (otites), a presença de corpos estranhos que indicam a lavagem, o desenvolvimento de tumores e também com a perda parcial ou total da audição.

• Otoneurologia: voltada para a relação do aparelho auditivo com o sistema neurológico, é a subespecialidade indicada para casos de tontura e vertigem, comuns por problemas na estrutura do labirinto (sim, relacionado a labirintite) e na ligação direta com o sistema nervoso.

• Rinologia: focada no nariz e sua estrutura óssea e de tecidos, necessária para estudo e diagnóstico correto de rinite, sangramentos, desvios no canal, etc.

• Bucofaringolaringologia: mais relacionada ao estudo do conjunto faringe e laringe, estruturas que fazem o “fundo” do nariz e da boca até a entrada dos pulmões (traqueia).

• Laringologia: tem mais foco justamente na laringe, sendo buscada para casos de apneia do sono, problemas no desenvolvimento da fala, ronco, etc.

Quando procurar o otorrino?

Como citado lá no começo, é muito comum a procura por médicos otorrinolaringologistas para casos de alergias respiratórias e doenças crônicas, como rinite e sinusite, faringite e outras inflamações, infecções de ouvido e garganta, etc. Quando esses quadros ainda não estão diagnosticados e o paciente apresenta apenas alguns sintomas, é necessário consultar o otorrino para encontrar a causa e a extensão do problema, além de receber o encaminhamento para exames necessários e os devidos tratamentos, que podem ser através de medicamentos ou, em casos mais avançados, cirurgias.

Este médico também faz o rastreamento de tumores cancerígenos nessas estruturas e dá orientação para a realização de cirurgias corretivas, como acontece com o desvio de septo e a retirada da adenoide, por exemplo.

Gripe, sangramento nasal, tosse prolongada, irritação na garganta, nariz congestionado, dor de ouvido, perda de audição mesmo que mínima, zumbido, vertigem, ronco e apneia do sono, problemas na deglutição, engasgos frequentes, entre outras tantas manifestações, são sinais de atenção para o momento de encontrar um otorrinolaringologista.

Confira a lista de médicos especialistas em otorrinolaringologia cadastrados em nossa plataforma.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz