Prevenção do câncer de mama: quando procurar um mastologista?

16 de junho de 2021
quando procurar um mastologista0

Para além do Outubro Rosa, a prevenção do câncer de mama é importante durante todo o ano, essencial para a saúde das mulheres adultas. Já é muito divulgado o papel do médico ginecologista, mas é importante saber quando procurar um mastologista, o especialista das mamas.

A partir dos 40 anos, as mulheres devem ficar atentas aos sinais do corpo e acompanhar o surgimento de possíveis manchas, caroços e outras alterações nas mamas. Esse cuidado pode começar até mais cedo, considerando o histórico genético e familiar.

Aliás, a genética é o maior indicativo para a prevenção do câncer de mama, considerando os possíveis casos entre avós, tias e mães.

Conheça agora um pouco mais sobre o câncer de mama e o médico especialista para acompanhar esse quadro.

Quem é o mastologista?

Este é o médico especialista das glândulas mamárias. Ele pesquisa e se dedica mais a fundo nas condições das mamas e possíveis problemas na saúde a partir desses órgãos. Esse especialista não é exclusivo das mulheres, sabia? Afinal, todo ser humano tem a estrutura de glândulas mamárias, muito mais desenvolvidas nas mulheres.

O médico focado em mastologia acompanha quadros benignos e malignos relacionados aos seios, sendo muito procurado também em casos de assimetria (mamas em diferentes tamanhos ou formatos) ou ginecomastia (crescimento anormal das mamas nos homens), indicativos para a procura por um cirurgião plástico.

Além disso, o médico mastologista também atua no diagnóstico e tratamento da mastite e outros processos decorrentes da amamentação.

A partir dos 40 anos, como citado acima, o maior trabalho do mastologista se volta para a prevenção e estudo do câncer de mama.

Sinais e prevenção do câncer de mama

Esses são os pontos de atenção principalmente para as mulheres que se aproximam ou passaram da menopausa:

• Inchaço nas mamas
• Presença de nódulos
• Sulcos nas mamas
• Manchas e feridas

O autoexame das mamas é altamente recomendado, mesmo antes dessa faixa etária, mas não é possível confiar só nele. Afinal, os nódulos cancerígenos podem surgir de forma imperceptível ao toque, identificados somente em mamografias ou no ultrassom de mama. Justamente por isso, é importante fazer um acompanhamento junto ao médico para seguir um cronograma de exames para detecção precoce e prevenção do câncer de mama.

Também é o médico mastologista o responsável por diagnosticar e acompanhar a evolução e tratamento do câncer de mama, indicando exames, terapias e cirurgias próprias para reverter esse quadro.

Quando procurar mastologista?

Ao primeiro sinal de alguma anomalia com as mamas, seja homem ou mulher. Muitas pessoas só chegam ao mastologista quando o problema, a exemplo do câncer de mama, já está avançado e o tratamento indicado é mais agressivo. É preciso ter uma atitude de prevenção e procurar esse profissional quando há o encaixe nas características já citadas aqui: mulheres a partir dos 40, com histórico familiar ou não, próximo a menopausa, etc.

Outro caminho para chegar ao médico mastologista é através do encaminhamento do clínico geral ou do ginecologista. Não ignore essa recomendação, afinal é melhor investigar qualquer suposição do que deixar o quadro se agravar.

A prevenção do câncer de mama, para reforçar, deve ser feita desde cedo com atenção, afinal o tratamento e a cura estão mais próximos nas fases iniciais do tumor. Sabendo de tudo isso, confira a lista de médicos mastologistas registrados em nossa plataforma.

Deixe um comentário

My New Stories

plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
Nefrologia
Médico Alergologista
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz