Ninguém escolhe ficar doente, não é mesmo? Determinadas situações pedem maior atenção e apoio médico adequado para os cuidados com a saúde, e o pronto atendimento costuma ser a primeira alternativa. É comum que existam dúvidas para qual local se dirigir, principalmente quando os sintomas surgem subitamente.
Pronto atendimento (PA), por definição, são unidades de saúde com horário de funcionamento pré-determinados para atendimento preparadas para receber casos agudos porém de menor gravidade, ou seja, urgentes. Já o pronto socorro (PS), outro tipo de unidade de saúde, é a melhor alternativa para casos de emergência, com funcionamento 24h por dia e, geralmente, vinculado a hospitais.
Para que você tenha um atendimento mais eficiente, entenda, nos próximos tópicos, como e onde procurar apoio médico em cada caso.
Urgência e emergência: você sabe a diferença?
Basicamente, a emergência é para onde devem ser direcionados casos complexos, nos quais há sofrimento intenso, risco iminente de morte e o paciente precisa de atendimento imediato como acidentes e males súbitos. Para esses casos, o recomendado é o pronto socorro.
Já a urgência também atende casos complexos, mas a principal diferença conceitual está na gravidade dos sintomas e necessidade de intervenção médica imediata para salvar a vida do paciente. Sendo assim, o pronto atendimento se torna a melhor opção para quem teve uma luxação, diarreia ou dor de garganta, por exemplo.
Obviamente, tanto casos de emergência quanto urgência possuem o caráter imprevisível, e precisam de cuidados médicos para afastar agravamento do estado de saúde do paciente.
Quando ir até o pronto atendimento?
Tendo em vista que a atuação dos profissionais que atuam no atendimento dessas unidades de saúde visa priorizar casos mais graves, buscar o pronto atendimento, ou seja, de urgência, é recomendado para pacientes que apresentam casos de:
- Aumento de pressão arterial;
- Picadas de animais peçonhentos;
- Queimaduras e cortes graves;
- Fraturas;
- Dor intensa;
- Febre alta, com prevalência por mais de 24h;
- Crises respiratórias;
- Reações alérgicas.
Procurar um pronto atendimento, então, serve para afastar a gravidade do caso e, se necessário, dar continuidade à investigação e tratamento sobre o mal que afeta o paciente, seja através da internação hospitalar ou tratamento ambulatorial, realizado através do acompanhamento com um médico especialista.
Como procurar o pronto atendimento?
Para que você seja atendido e tenha suporte adequado durante o período de permanência durante o atendimento no PA, é recomendado:
- Levar documento de identificação e cartão do SUS ou cartão de plano de saúde;
- Ser acompanhado por um parente, amigo ou responsável (para crianças e idosos);
- Informar aos funcionários sobre o agravamento de sintomas;
- Fornecer o histórico de exames e medicações frequentes, para casos onde já possui um quadro clínico diagnosticado.
Seja no atendimento público ou particular, inicialmente, ao buscar o atendimento de urgência, pode ser que você passe pelo acolhimento e triagem antes de ser encaminhado para um especialista. Aproveite para conhecer quem é e o que faz o médico clínico geral.
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.