Prontuário eletrônico: descubra porque utilizar e como escolher

18 de setembro de 2021
Prontuário eletrônico3

No Brasil, assim como em muitos outros países, estamos em meio a um processo de atualizações e entrada de tecnologias na rotina dos consultórios, clínicas, médicos e pacientes. Nada mais justo, afinal a tecnologia está cada vez mais acessível e presente para diversas funções.

O prontuário eletrônico, ou Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), é uma das ferramentas já disponíveis para que os profissionais de saúde e também os pacientes tenham maior conhecimento sobre o trabalho, fazendo o compartilhamento correto de informações e até mesmo agilizando questões de histórico, medicação, etc.

Neste artigo, vamos indicar alguns motivos para adotar o prontuário digital e também o que deve ser considerado no momento de fazer essa escolha. Se, por acaso, você já escolheu essa tecnologia mas ainda não se adaptou, também apontamos como conciliar prontuário, agenda e rotina do médico. Veja tudo isso nos próximos tópicos.

Como funciona o prontuário eletrônico?

O prontuário eletrônico é elaborado dentro de uma plataforma digital, podendo ter conexão com a nuvem ou não. Da mesma forma como no prontuário de pacientes tradicional, é aberto um documento em que o médico vai registrar todas informações essenciais para o atendimento, queixas, hipóteses, diagnóstico, tratamento e retorno.

Seu formato eletrônico deve ser alimentado por um computador ou tablet, permitindo que tudo seja salvo e compartilhado na base da clínica ou hospital. O Conselho Federal de Medicina (CFM) implementou a regulamentação do Prontuário Eletrônico em 2002, na resolução 1638.

O Conselho reconhece que o prontuário é essencial como um documento único para registro de informações e fatos, de caráter legal, sigiloso e científico, que ainda possibilita a comunicação da equipe multidisciplinar de atendimento e assistência.

Por que utilizar?

O prontuário eletrônico traz bons benefícios para o profissional de saúde. São eles:

• Maior facilidade em encontrar, criar e armazenar prontuários médicos;
• Menor tempo de consulta;
• Maior segurança sobre informações de pacientes;
• Acesso remoto e simultâneo por diversos profissionais;
• Atualização simples e salvas automaticamente (utilizando nuvem remota);
• Legibilidade das informações;
• Geração de relatórios;
• Base de dados confiável para pesquisas e análises.

Conciliando prontuário e gestão de agenda

O prontuário eletrônico é uma das ferramentas digitais que estão disponíveis para uma clínica. Outra opção muito popular é a agenda digital, que tem atualizações mais rápidas, emite alertas e lembretes, e pode até ser disponibilizada em sites para que os próprios pacientes façam seus agendamentos.

É interessante procurar soluções oferecidas pela mesma empresa, ou então acompanhar as duas plataformas paralelamente com muita atenção. Uma forma de conciliar prontuário e agenda digitais é apontando o caminho (link ou anexo) do registro de cada paciente já no horário marcado para ele. Pode ser o caso também de o médico ou a secretária já puxar, no dia anterior, a agenda de cada data e organizar uma lista de prontuários eletrônicos necessários, o que funciona bem para retornos.

Como escolher um prontuário eletrônico?

Esse é um ponto que deve ser bem analisado pela administração da clínica. É importante escolher um bom software, considerando custo-benefício, suporte, disponibilidade em diferentes telas, interface e acesso simples, entre outros fatores que estão ligados a usabilidade, entendimento e eficácia do prontuário eletrônico.

Consulte também os desenvolvedores das plataformas para saber sobre possíveis integrações com agendas, com o site e com a viabilidade de atender diferentes endereços de clínicas.

Faça as demonstrações gratuitas e pesquise bem antes de decidir qual prontuário eletrônico contratar. Aproveite e veja também as vantagens de utilizar o agendamento de consultas online.

My New Stories

plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
Nefrologia
Médico Alergologista
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz