Qual a diferença entre médico nutrólogo e nutricionista?

16 de junho de 2021
nutrólogo e nutricionista2

Os cuidados com a alimentação, como você certamente já sabe, são essenciais para complementar a saúde. O corpo precisa de energia, absorvida a partir dos alimentos e suas proteínas, açúcares, minerais, vitaminas e outros nutrientes, distribuída pelas células e pela corrente sanguínea. O problema é que a comida hoje em dia está repleta de produtos industrializados, hipercalóricos e que mais trazem problemas do que realmente alimentam. Isso causa uma quantidade alta de quadros de saúde agravados pela alimentação, como condições de pressão alta, diabetes, alergias, obesidade mórbida, etc.

Para acompanhar esses quadros de saúde, considerando também o desejo de melhorar a autoestima através do emagrecimento ou fortalecimento dos músculos, dois profissionais entram nesse cenário: o médico nutrólogo e o nutricionista.

Fica claro, só pelos nomes, que os dois se dedicam às necessidades de nutrição e saúde. Mas é comum que surjam dúvidas sobre qual é o trabalho de cada um deles e quando procurá-los.

Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre o nutricionista e o nutrólogo como profissionais da saúde disponíveis para cuidar de você e de sua família.

Nutrólogo e nutricionista: diferenças

A nutrologia é uma especialidade médica aceita pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 1972, o que significa que um nutrólogo é um médico especialista. Esse médico estuda a fundo o metabolismo  e a importância da nutrição em todas fases da vida, fazendo o diagnóstico de doenças relacionadas à dieta e aos problemas digestivos.

Já o nutricionista é um profissional de nutrição. Esses profissionais são regidos pelos Conselhos Regionais de Nutricionistas, que confere o número de registro (CRN) para aqueles graduados nos cursos de graduação em nutrição. Existem também os técnicos em Nutrição e Dietética, que podem buscar reconhecimento junto ao conselho.

A principal diferença entre nutricionista e nutrólogo é a especialização e a formação citadas, mas não acaba aqui. O nutricionista é o profissional indicado para a prescrição de dietas em casos e necessidades mais simples, enquanto o médico nutrólogo entra em casos mais complexos em que a nutrição falhou ou foi afetada por quadros de saúde.

Somente o nutrólogo pode prescrever remédios para doenças relacionadas à nutrição, enquanto o nutricionista pode complementar o tratamento com a orientação de cardápios, introdução de suplementação, além de orientações e informações diversas para equilibrar a alimentação dos pacientes.

O médico nutrólogo pode também fazer uma ponte com um endocrinologista, considerando que casos como a obesidade e até a falta de peso podem ser reflexos de alterações hormonais, sejam eles originários da tireoide ou de glândulas femininas.

Qual procurar?

Necessidades mais simples, como o acompanhamento com dietas para perder peso ou equilibrar uma rotina de exercícios, podem ser tratadas diretamente com o nutricionista. Esses profissionais atendem em consultórios e clínicas particulares, podendo fazer um acompanhamento mais próximo do paciente, seja semanalmente, quinzenalmente ou uma vez por mês.

Quando a alimentação e nutrição refletem em casos mais graves de saúde, o médico nutrólogo deve ser acionado para conduzir os exames necessários e fazer o diagnóstico. Resumidamente, entre nutrólogo e nutricionista a diferença maior é a profundidade do atendimento e as necessidades específicas de tratamento.
Agora que você conhece a nutrição e sabe a diferença entre nutricionista e nutrólogo, aproveite para ver os nutrólogos cadastrados em nosso site!

Deixe um comentário

My New Stories

plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
Nefrologia
Médico Alergologista
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz