Quando é indicada a Cirurgia do Aparelho Digestivo?

19 de abril de 2024
Cirurgia do Aparelho Digestivo0

A Cirurgia do Aparelho Digestivo é uma especialidade médica relacionada tanto ao campo dos cirurgiões como também entre os gastroenterologistas e coloproctologistas. Para chegar nesta especialização, são anos de formação e residência médica que cobrem toda a extensão do aparelho digestivo e quadros que o atingem.

O aparelho digestivo, também chamado de trato gastrointestinal ou tubo digestivo, se estende desde a boca até o reto e ânus. Ele é formado por órgãos complexos, como o estômago, fígado e intestinos, e por glândulas anexas responsáveis pela produção de hormônios e elementos do suco gástrico. Tudo é organizado para que os alimentos sejam digeridos, absorvidos e então eliminados.

Cirurgia do Aparelho Digestivo é a especialidade que engloba todos os procedimentos possíveis dentro deste sistema. Um paciente pode ser encaminhado para esse profissional por diferentes motivos, considerando desde necessidades para um maior conforto até a análise e retirada de tumores.

Saiba quando é indicada a Cirurgia do Aparelho Digestivo conhecendo alguns dos procedimentos mais comuns nesta especialidade.

Videolaparoscopia

Este não é especificamente um procedimento cirúrgico, e sim a técnica mais utilizada atualmente quando se trata de cirurgias nos órgãos do aparelho digestivo. A videolaparoscopia é minimamente invasiva, pois utiliza micro câmeras introduzidas em cortes de até 15mm para dar a melhor visualização dos órgãos internos. Os aparelhos necessários também são introduzidos por estas vias, sem a necessidade de abrir grandes cicatrizes no abdômen.

O procedimento também é feito para diagnosticar. O avanço dessa técnica se dá também com a utilização de aparelhos robóticos. Os seguintes procedimentos em cirurgia do aparelho digestivo podem utilizar a videolaparoscopia.

Cirurgia Bariátrica

É a gastroplastia, também chamada de cirurgia de redução do estômago ou cirurgia da obesidade. A bariátrica tem o objetivo plástico e também reparador, fazendo a redução do tamanho do estômago para melhorar a saúde e qualidade de vida dos pacientes. Existem diferentes técnicas para este objetivo, desde o corte e remoção de uma parte do órgão até a instalação de anéis que limitam a expansão do estômago.

Cirurgia de esôfago (refluxo)

O refluxo gastroesofágico é uma condição inicialmente tratada com medicação, mudança de hábitos e dieta. Quando o desconforto não é revertido por estas vias, pode ser indicada a cirurgia de esôfago, o canal mais afetado pelo refluxo do ácido gástrico. Como as causas dessa condição podem estar ligadas a um defeito anatômico na válvula que separa esôfago e estômago, a cirurgia pode adequar este canal. Também pode ser o caso da cirurgia de esôfago ser indicada para reverter lesões ou encontrar tumores.

Cirurgia colorretal

É a cirurgia focada na parte final do aparelho digestivo, especificamente o cólon e reto. É utilizada principalmente para remoção de tumores, mas também traz benefícios para quadros de diverticulite, doença de Crohn, úlceras ou presença de pólipos no intestino grosso. Com a utilização da videolaparoscopia, a recuperação é mais rápida e os benefícios garantidos sem prejudicar na rotina.

Cirurgia oncológica

Não é uma exclusividade da Cirurgia do Aparelho Digestivo, mas está presente nessa especialidade considerando os procedimentos para pesquisa, diagnóstico e retirada de tumores cancerígenos, principalmente os malignos. Pode ser aplicada em diferentes órgãos do sistema, dependendo do que for investigado junto ao médico. Um caso comum ainda não citado aqui é a cirurgia para retirar o câncer de pâncreas (duodenopancreatectomia).

Outros tipos de cirurgias neste sistema são os transplantes (de fígado, por exemplo) e as retiradas de órgãos, como acontece na cirurgia de apendicite (apendicectomia).

Graças ao avanço das técnicas e a maior segurança nestes procedimentos, o encaminhamento para a Cirurgia do Aparelho Digestivo não é um motivo para grandes preocupações.

Aproveite e baixe o nosso e-book Gastroenterologia: quando procurar o médico especialista do sistema digestivo para conhecer estes cuidados para sua saúde.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz