Quando marcar pediatra para meu filho?

18 de setembro de 2021
quando marcar pediatra2

Mães e pais, principalmente os de primeira viagem, ainda durante a gestação, podem se perguntar quando marcar pediatra para o filho. O pediatra é o médico especialista da infância, acompanhando um bebê desde o pré-natal até a adolescência. Ele é importante para verificar todo o desenvolvimento da criança e fazer um acompanhamento mais próximo quanto a sintomas que podem aparecer nessa fase.

O pediatra, desde o pré-natal, já vai passar algumas orientações quanto a primeira consulta e todas as outras seguintes. É essencial que os pais guardem todas as documentações do parto e tenham a primeira consulta já agendada para a primeira semana de vida do bebê.

É interessante encontrar um médico pediatra de confiança e fazer todo o acompanhamento com o mesmo profissional e mudanças de endereço ou outras questões podem impossibilitar isso. Para driblar a falta de conhecimento, é importante pesquisar ao procurar um médico e levar todas as anotações sobre as consulta anteriores.

Considere ainda que pediatras podem ter mais uma especialidade médica, como imunologia, cardiologia, nutrologia, oncologia, etc. Isso é um fator de consideração para complementar o atendimento e tratamento da criança.

Saiba quando marcar pediatra e o que esperar da primeira consulta nos próximos tópicos.

O que o pediatra faz na primeira consulta?

Como apontado acima, a primeira consulta do bebê com o pediatra deve ocorrer já na primeira semana de vida. Nesse encontro, é importante levar a documentação e registros do parto, que incluem peso e altura do bebê ao nascer, resultado dos primeiros testes de saúde, vacinas já aplicadas, observações sobre o parto e resultados de exames pré-natais.

Nessa primeira consulta com o pediatra, o médico irá verificar novamente o peso e a altura do bebê, com um exame físico generalista. A mãe deve apontar qualquer observação feita nos primeiros dias de vida da criança e tirar todas dúvidas durante a visita ao consultório. Um ponto muito importante abordado nesse primeiro encontro é a amamentação. Relate qualquer dificuldade ou dúvida nessa consulta.

Cólicas, dificuldades no sono, sons na respiração e outras alterações percebidas pelos pais também devem ser relatadas.

O primeiro ano de vida da criança é o mais importante para seu desenvolvimento, logo esse período é pontuado com as consultas ao médico pediatra. Entenda agora quais são as datas certas para marcar pediatra.

Quando marcar pediatra

Do 1º ao 6º mês: uma consulta por mês, nas quais serão verificados a alimentação, as medidas, as vacinas, batimentos cardíacos e a respiração, entre outros fatores. O caráter de atender às dúvidas também segue. Sempre que possível, o pai também deve comparecer às consultas.

8º e 10º mês: período com uma consulta a cada dois meses até o bebê completar um ano (12 meses). Nessa fase, o pediatra pode recomendar a introdução de alimentos na dieta do bebê, além de acompanhar o desenvolvimento das reações, da fala, aparecimento dos dentes e movimentos (coordenação motora).

1 a 2 anos: uma consulta a cada trimestre (três meses). Considere que essas são consultas de acompanhamento, e para qualquer emergência é preciso fazer um retorno.

Dos 2 aos 6 anos: uma consulta por semestre (seis meses). Essas consultas vão continuar acompanhando o crescimentos e desenvolvimento da criança, seguindo questões nutricionais e reforçando a carteira de vacinação. Aos 4 anos, dependendo do médico, pode-se iniciar o retorno só uma vez por ano.

A partir dos 6 anos: até os 18 anos, a consulta deve ser agendada uma vez por ano. Com a puberdade, os temas se aprofundam e o pediatra pode pedir que o adolescente passe na consulta sozinho – importante para manter o sigilo com o paciente para assuntos como a sexualidade e aspectos psicológicos.

Para as meninas, a consulta com o pediatra pode ser, conforme recomendação médica, substituída pelo médico ginecologista.

Em todas essas fases, marcar pediatra para os filhos é uma preocupação importante e um ato de cuidado e amor. Agora que você sabe quando marcar as consultas, conheça os médicos pediatras cadastrados em nossa plataforma.

Deixe um comentário

My New Stories

plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
Nefrologia
Médico Alergologista
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz