Quando procurar médico ginecologista?

19 de março de 2024
procurar médico ginecologista2

O médico ginecologista é o especialista capaz de diagnosticar e tratar problemas de diferentes tipos e gravidades da saúde da mulher. Visitá-lo, ao menos uma vez ao ano, deve ser um hábito feminino.

É indicado que essa consulta seja realizada pelo menos uma vez a cada ano, não apenas para o caso de doenças, mas para buscar ter mais qualidade de vida e conhecer melhor os sinais que o corpo oferece.

Alguns desses sinais, infelizmente, podem indicar complicações de saúde graves e o diagnóstico ágil é decisivo para uma evolução positiva dos casos.

Descubra no artigo de hoje qual é o momento ideal para procurar um médico ginecologista.

Primeira consulta

A primeira consulta ao ginecologista é indicada para adolescentes pouco antes do início da vida sexual e, principalmente, quando se inicia a menstruação. É fundamental criar uma rotina de visitas anuais, a partir desse período, para orientação correta quanto à prevenção e reconhecimento de doenças do sistema reprodutivo e genital.

O mais importante é que a mulher conheça seu próprio corpo e saiba que pode contar com a orientação do ginecologista em relação aos cuidados com a sua saúde.

Dores pélvicas

Um dos sinais de que algo não anda bem e é hora de procurar um médico ginecologista são as dores na região pélvica. Elas podem representar diversos problemas, entre os mais comuns como cólicas menstruais ou a casos mais graves como endometriose ou o câncer do colo de útero causado pelo vírus do HPV.

As dores durante a relação sexual também servem de alerta para doenças na região genital. Neste caso, o exame preventivo (ou Papanicolau) é um aliado no diagnóstico e prevenção de doenças ginecológicas. Ao contrário do que algumas mulheres pensam, trata-se de um exame indolor e rápido.

Sangramentos e corrimentos

Alterações na secreção vaginal, sejam elas corrimentos com odor ou sangue fora do período de menstruação, representam um sinal de que a mulher precisa procurar um ginecologista. A cor mais escura da secreção e o mau cheiro podem indicar a presença de doenças infecciosas como gonorreia, candidiase e tricomoníase, por exemplo.

Após o diagnóstico através de exames de sangue, ecografia e papanicolau, o ginecologista prescreve o tratamento ideal para cada caso. Este é mais um dos motivos para estar com as consultas e exame preventivo em dia.

Dificuldades para engravidar

Casais que pretendem ou tem dificuldades para engravidar devem procurar o médico ginecologista para diagnóstico de doenças como malformações no aparelho reprodutivo feminino ou desequilíbrio hormonal, entre outras causas da infertilidade feminina.

A investigação é realizada através de exames como raio X do útero e trompas (Histerosalpingografia) e do acompanhamento médico. Dependendo dos resultados, o profissional encaminha a paciente para um especialista na área de reprodução humana. A idade da mulher, geralmente acima dos 35 anos, é um dos fatores que também influencia nas tentativas.

Nos casos em que há suspeita de gravidez, o ginecologista orientará sobre quais exames realizar para confirmar a gestação e os cuidados do pré-natal.

Sinais da Menopausa e Climatério

Os primeiros sintomas da menopausa começam, geralmente, entre os 45 e 55 anos, quando a mulher para de menstruar. Na verdade, a transição entre o período reprodutivo e o final dele é chamado de climatério, em que os “calores”, irritabilidade, alterações de sono, libido e na pele, são comuns.

A visita ao ginecologista é fundamental para avaliar cada caso e solicitar exames como a densitometria óssea e a ultrassonografia vaginal, além de prescrever os possíveis tratamentos como a reposição hormonal e dar orientações de bem estar e melhores condições de vida.

Esses são apenas alguns dos motivos para procurar o médico ginecologista. Em todos eles, a prevenção é sempre o melhor caminho para evitar o aparecimento de doenças e complicações na saúde feminina. Para cada situação, o ideal é consultar um ginecologista especialista. Entenda qual pode melhor lhe atender em cada subespecialidade de ginecologia e obstetrícia.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Posts Recomendados

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz