Quando procurar um cardiologista?

18 de setembro de 2021
Quando procurar um cardiologista3

Alguns sinais podem acender o alerta vermelho para a saúde do coração. Cansaço constante, dificuldade para respirar, dores no peito e inchaços nas pernas podem estar associados a uma rotina atribulada ou mesmo ao aparecimento de doenças cardiovasculares, principal causa de mortes no Brasil.

A prevenção é o principal caminho para evitar com que quadros simples possam evoluir a problemas mais graves. Em casos de hipertensão, por exemplo, o diagnóstico precoce pode ser decisivo na sucesso de tratamentos e na recuperação de pacientes que venham a sofrer com doenças no coração.

É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre quando procurar um cardiologista. Antes de esclarecermos esse pontos, vamos explicar como esse médico atua.

O que faz o médico cardiologista?

O cardiologista é o especialista médico responsável por avaliar o funcionamento e identificar doenças de órgãos como o coração, e de veias e artérias que compõem o sistema circulatório. Além do acompanhamento clínico, o cardiologista pode ser especializado em cirurgia vascular e angiologia.

Esse profissional atende casos onde o paciente já apresenta sintomas ou tem fatores de risco ligados à problemas cardiovasculares e complicações decorrentes de doenças.

Algumas situações indicam quando procurar um cardiologista é essencial para o diagnóstico correto e tratamento adequado.

Dores no peito e falta de ar

Dores e cansaço excessivo, além de inchaços e varizes, por exemplo, são sinais de alerta que indicam a necessidade de consultar um cardiologista. Por serem sintomas comuns à diversas doenças do coração, devem ser diagnosticados pelo especialista que vai solicitar exames específicos para cada caso.

Idade para check up

A avaliação cardiológica periódica é indicada para homens à partir dos 45 anos e para mulheres a partir dos 50 ou quando começa o período da menopausa, para os casos em que não existe histórico familiar de doenças ou fatores de risco. A frequência de realização do check up será indicada pelo cardiologista.

Propensão à doenças cardiovasculares

Alguns fatores de risco indicam a necessidade de consulta ao cardiologista, como obesidade, diabetes, hipertensão e histórico familiar de mortes súbitas, infarto e arritmia, por exemplo. No caso do diagnóstico de alguma dessas doenças, é necessário o acompanhamento periódico de acordo com a avaliação do médico.

O que perguntar ao cardiologista?

É comum que pacientes tenham dúvidas e não saibam o que perguntar ao cardiologista em uma consulta. Esse profissional é preparado para orientar pacientes não apenas em caso de tratamentos, mas também sobre hábitos relacionados à alimentação, exercícios físicos, tabagismo e outros que possam influenciar na saúde do coração, além de exames complementares à avaliação clínica.

O ideal é esclarecer as principais questões sobre os fatores de risco e como reduzi-los. Nos casos onde o cardiologista identifica algum problema, o paciente será orientado sobre o uso de medicações e procedimentos cirúrgicos disponíveis, variando para cada caso. É importante que você faça todas as perguntas sobre os assuntos que ainda estiver em dúvida.

Quais exames o cardiologista pode pedir?

Faz parte da avaliação cardiológica a realização de alguns exames complementares a avaliação feita no consultório, seja para efeitos de check up ou continuidade e verificação de tratamentos.

Dentre os mais comuns está o eletrocardiograma para avaliar a frequência dos batimentos cardíacos, hemograma completo, ecocardiograma (o ultrassom do coração) para verificar o fluxo de bombeamento do sangue e tomografia do tórax, teste ergométrico, entre outros.

Especialistas indicam que cerca de 80% das doenças cardíacas poderiam ser evitadas com hábitos de vida mais saudáveis e o acompanhamento médico faz parte dessas medidas de prevenção. Conheça os médicos cardiologistas disponíveis para consulta no DrApp.

My New Stories

plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
Nefrologia
Médico Alergologista
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz