Quando procurar um urologista? Conheça a especialidade médica

19 de março de 2024
1

Entre tantas especialidades médicas, podemos identificar algumas que acompanharão diferentes etapas da vida, condições clínicas, sintomas e outras necessidades. A urologia é, resumidamente, a especialidade que trata especificamente do sistema urinário, para homens e mulheres, e também do sistema reprodutor masculino.

Como apresentaremos neste artigo, existem diversos sintomas e momentos que apontam a necessidade de procurar um urologista. Isso pode ocorrer tanto como uma recomendação do clínico geral como para acompanhamento de algum quadro específico, e até mesmo no atendimento de urgências. A seguir, conheça mais detalhes sobre a urologia e como a especialidade contribui para sua saúde.

O que faz um médico urologista?

O urologista é o especialista que melhor conhece o sistema urinário, sendo o mais indicado para solicitar exames, investigar queixas e recomendar tratamentos relacionados aos órgãos como a bexiga, rins, canais, adrenais (glândulas suprarrenais) uretra e ureteres. Pela relação e disposição deste sistema, a urologia também é a especialidade que trata do sistema reprodutor masculino, que inclui testículos, próstata, pênis, vesículas seminais e os ductos.

O médico especialista nos sistemas urinário e reprodutivo atende tanto em consultório, para avaliar queixas e sintomas, em emergências e também em cirurgias e outros procedimentos para diagnóstico, tratamento ou correção.

Quando consultar o urologista?

Os homens, a partir da puberdade, devem consultar o urologista de tempos em tempos, assim como as mulheres passam a consultar o ginecologista. Na idade adulta, e principalmente a partir dos 40 anos e quando existe histórico familiar, estas visitas devem aumentar. No atendimento dos homens, o urologista também pode cobrir a saúde de forma mais integral, solicitando o check up anual. 

No geral, também, a consulta com o urologista é recomendada quando existe, por exemplo, a dor ao urinar, alterações no aspecto da urina, presença de feridas no pênis, entre outras questões.

Existem quadros comuns que são identificados e tratados a partir da consulta com o médico urologista, entre:

  • Pedra (cálculo) nos rins ou na bexiga;
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Infertilidade, impotência sexual e ejaculação precoce;
  • Incontinência urinária;
  • Inflamações ou infecções urinárias;
  • Insuficiência renal;
  • Transplante de rim;
  • Prolapso da bexiga (Cistocele) ou uretra, pressionando o assoalho pélvico; 
  • Varicocele, a dilatação das veias do testículo;
  • e o câncer de próstata.

Dentro da urologia existem ainda outras subespecialidades, como a urologia feminina ou pediátrica, a uro-oncologia, relacionada ao acompanhamento e tratamento de tumores no sistema, e também a uroneurologia, com foco na relação entre doenças urinárias e distúrbios neurológicos.

Como agendar uma consulta

Como apresentamos aqui, é sim possível procurar diretamente a urologia quando existe algum sintoma ou queixa relacionado. Também pode ser solicitado um encaminhamento ao visitar o clínico geral. A especialidade está disponível na rede pública e nos consultórios particulares. Em questões mais urgentes, é possível procurar o pronto atendimento em um hospital urológico, caso exista em sua região.

Para agendar uma consulta, reserve um horário em que você terá um tempo tranquilo para ir até a clínica e também para conversar com o médico. A primeira consulta pode ser mais longa, sendo necessário levantar um histórico de saúde do ou da paciente, e também da família.

Caso precise agendar sua consulta particular com um valor especial, conheça DrApp APM. Encontre médico urologista e mais especialistas em nossa plataforma. 

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz