Relação entre alimentação e imunidade

19 de abril de 2024
2

Hábitos saudáveis são sempre bem-vindos principalmente para proteção do organismo contra doenças e infecções. Em tempos de pandemia e proteção contra vírus, este assunto tem sido muito debatido. Mas, afinal, qual a relação entre alimentação e imunidade?

Nosso sistema imunológico é o principal mecanismo de defesa contra doenças e microrganismos causadores de patologias, como é o caso de vírus e bactérias. Ao ser exposto a esses agentes, chamados antígenos, a resposta de anticorpos possibilita criar uma barreira de proteção que neutraliza e elimina esses seres estranhos do organismo.

É importante deixar claro que apenas a alimentação saudável ou outros hábitos como praticar exercícios físicos e manter um sono regular não garantem o aumento da imunidade, mas são um passo importante para ter um sistema imunológico fortalecido, aumentando a resistência e diminuindo chances de ficar doente. Entenda melhor esta relação a seguir.

Qualidade

Um dieta balanceada começa pela escolha dos alimentos certos. Preferencialmente, os alimentos in natura, livres de agrotóxicos e que não passaram por cultivos que possam conter substâncias que fazem mal à saúde, são os mais adequados. Os alimentos fornecem vitaminas e minerais importantes para o organismo.

Priorizar alimentos frescos e de qualidade, como legumes, hortaliças, cereais integrais, frutas, de preferência com preparo caseiro, em detrimento aos industrializados e ultraprocessados, é um primeiro passo para conquistar uma alimentação mais nutritiva e aliada da imunidade.

Lembre-se sempre da higienização correta dos alimentos para evitar contaminação por parasitas e outros microorganismos.

Variedade

O sistema imune também se beneficia com a variedade de alimentos. Isso porque, além de fonte de energia, os alimentos contêm nutrientes como vitaminas e sais minerais complementares. Dessa maneira, pouco adianta comer apenas um tipo de fruta ou hortaliça acreditando que resolverá o problema da imunidade baixa.

Especialistas em nutrição recomendam que se priorize um prato colorido e com alimentos variados ao longo das refeições e dos dias. Folhas escuras, legumes de cor vermelha e laranja, como a cenoura e o tomate, são sempre muito bem-vindos e, além da diversidade de preparo, podem ser alternados com outros alimentos.

A saúde intestinal também é beneficiada por esta variedade de alimentos, principalmente os ricos em fibras que ajudam a eliminar as toxinas e os probióticos que auxiliam a manter e equilibrar a microbiota intestinal.

Nutrientes

Alimentos ricos em Vitamina C (limão, tangerina, tomate), Vitamina D (queijo, aves, leite), Ácido Fólico (vegetais verdes escuros e leguminosas), Carotenóides (damascos, abóbora, frutas vermelhas), Ferro (brócolis, couve, feijão), Zinco (sementes, castanhas, leite e seus derivados) são apenas alguns de uma extensa lista daqueles que contribuem para melhor resposta a doenças infecciosas e funcionamento do sistema imunológico.

Como mencionado, apenas a dieta não é capaz de combater doenças, mas ajuda a suprir as necessidades para que o corpo possa se defender diante ao inimigo. Em alguns casos, acontece a insuficiência desse nutrientes e pode ser necessário o apoio de um especialista em nutrição para identificar e orientar sobre a complementação da dieta.

Saiba, então, quando você deve procurar um médico nutrólogo e como este profissional atua no suporte da sua saúde.

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz