Saúde do homem: como prevenir doenças?

25 de abril de 2024
saúde do homem0

É fato que os homens ignoram aspectos importantes na saúde. Em 2015, uma pesquisa do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo apontou que 70% dos homens que passaram por consultas médicas foram influenciados pela esposa ou pelos filhos. Este é um problema sério considerando que, muitas vezes, os pacientes só chegam ao médico com quadros de saúde mais avançados.

Para a maioria dos quadros que se desenvolvem durante a idade adulta, a prevenção e a detecção precoce são essenciais para iniciar um tratamento mais cedo e com melhores resultados. 

Na saúde do homem, é muito importante se prevenir daquelas doenças que são evitáveis, tais como pneumonia e tuberculose, hipertensão, as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e outras mais. A seguir, saiba como se prevenir de doenças.

Consulte um urologista

A urologia é a especialidade médica que cobre, além de todo o aparelho urinário, o sistema reprodutor masculino. O urologista é o médico que pode acompanhar as queixas de saúde do público masculino, mas não é o único. Na maioria dos casos, em consultas periódicas, o homem passa por um clínico geral, que também já investiga histórico, queixas e pode até solicitar exames laboratoriais para cobrir o básico sobre a saúde.

Com o encaminhamento para o urologista, a consulta se aprofunda mais tanto em questões de reprodução, rastreamento de doenças, prevenção contra infecções diversas, etc. A partir dos 40 anos, quando o acompanhamento deve ser mais próximo justamente para realizar exames preventivos de rotina, a consulta com médico urologista fica mais frequente.  

Atenção às campanhas de saúde

De tempos em tempos, toda a população é chamada para participar de campanhas de prevenção na saúde. Isso acontece no inverno, por exemplo, quando os casos de gripe são maiores e os estados promovem campanhas de vacinação. Atenção pois existem vacinas recomendadas durante a idade adulta, ao contrário do que muitos pensam. Não cumprir com as recomendações de imunização é um risco para a própria saúde e também para toda a sociedade e populações de risco, como nos casos de doenças infecciosas como o sarampo e a gripe.

Existem também as campanhas permanentes, como as de conscientização e tratamento contra o HIV, as que estimulam uma alimentação mais saudável, as de apoio para quem quer deixar de fumar, de conscientização sobre a higiene íntima, entre outras.

Faça os exames preventivos

Não tenha medo da consulta médica ou dos exames solicitados. Essa rotina é essencial para fazer diagnósticos precisos mais cedo, como já mencionado. Geralmente, são solicitados exames laboratoriais, como de sangue e de urina, e outros de imagem, como ultrassonografias, radiografias e ressonâncias.

O câncer de próstata é só um dos exemplos, justamente pela agressividade e frequência de aparecimento, de doenças que precisam do diagnóstico rápido. Converse com seu médico sobre qualquer receio, só não deixe de realizar os exames. 

Não deixe para cuidar de sua saúde apenas quando ela se agrava! Faça check ups periódicos e sempre leve suas dúvidas e questões sobre saúde para um médico especialista. Pense também que boa parte da saúde é mantida fora do consultório, adotando uma alimentação equilibrada, praticando atividades físicas e descansando.

Se quer encontrar um urologista, acesse DrApp e agende sua consulta rapidamente.

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz