Saúde mental: atividades rotineiras para se cuidar

24 de abril de 2024
4

O isolamento social como medida preventiva ao coronavírus trouxe consigo muitas transformações em nossas vidas, com efeitos sobre a saúde mental. Além da preocupação com a doença em si, surgiram novos desafios relacionados ao trabalho, família e, principalmente, às mudanças de rotina.

Neste cenário, alguns sintomas como estresse, ansiedade, irritabilidade, falta de ânimo e angústia são apenas alguns dos efeitos que podem afetar com maior ou menor intensidade cada um de nós. Ainda assim, o distanciamento físico, apesar de necessário, pode ser uma oportunidade para dar mais atenção aos cuidados com o bem-estar e a qualidade de vida.

Acompanhe, nos próximos tópicos, algumas atividades rotineiras para cuidar da sua saúde mental.

Trabalho

Sem dúvida, um dos principais fatores que podem influenciar na qualidade de vida é a relação com o trabalho e emprego. Para alguns, este período pode representar perdas financeiras e para outros a mudança de rotina.

O regime de trabalho remoto, conhecido como home office, exige uma série de adaptações que vão desde a infraestrutura do espaço até a convivência com outras pessoas no ambiente.

É importante manter alguns hábitos como pausas para refeições e alongamentos durante o expediente, tentando se aproximar do que era feito anteriormente. Empresas e gestores estão cada vez mais cientes que a produtividade neste período pode oscilar.

No âmbito pessoal, é possível encontrar maneiras de manter o foco através da concentração para executar suas atividades. Evite se cobrar tanto ou fazer horas extras sem necessidade.

Relacionamentos

As relações familiares e de amizade também são afetadas neste período. Para aqueles que estão sozinhos, é recomendado utilizar a tecnologia a favor do afeto, mantendo contato por meio de ferramentas que possibilitam a comunicação à distância, seja por mensagens ou vídeo. Não se isole completamente e conte com o amparo das pessoas que lhe querem bem.

Já para quem convive em casa com outras pessoas, é importante construir uma relação de diálogo e também compreensão para que todos possam se sentir confortáveis, mantendo uma convivência harmoniosa e tolerante.

Lazer

Não poder sair de casa também afeta a maneira com que lidamos com o lazer e diversão. É importante que esses momentos de relaxamento e prazer existam, mesmo que restritos ao ambiente do lar. O excesso de informações pelo consumo de notícias e informações nas redes sociais pode causar estresse e tornar o isolamento ainda mais difícil.

Descobrir novos hobbies e praticar aqueles que podem ser feitos sem a necessidade de deslocamento como ler livros, praticar exercícios físicos,  assistir a filmes ou mesmo cozinhar, ajudam nesse relaxamento. O mais importante aqui é encontrar maneiras saudáveis para aliviar o estresse.

Solidariedade

Solidariedade é um gesto importante para os vínculos sociais e pode aumentar a satisfação de quem pratica. Oferecer suporte para pessoas também enfrentarem momentos de dificuldade é uma forma mútua de apoio. Doações, independente dos motivos ou espécie, podem ajudar aqueles que são mais afetadas pelo isolamento como idosos e pessoas em vulnerabilidade social.

Por último, não podemos deixar de mencionar outra recomendação para os cuidados com a saúde mental: o suporte de profissionais especializados e alguns tipos de psicoterapia. Conheça!

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz