Sinais de alerta: quando procurar médico especialista?

24 de abril de 2024
procurar médico especialista2

As especialidades médicas são os nichos de atendimento em consultório, voltadas para o melhor estudo e dedicação dos médicos quanto a um órgão ou sistema. Assim, o dermatologista é especializado em pele, o cardiologista em coração e sistema circulatório, ginecologista no sistema reprodutivo feminino, etc. Uma dúvida frequente entre os pacientes, desconhecendo essas divisões, é sobre o momento de procurar médico especialista.

Até mesmo o clínico geral é um médico especialista. É mais generalista, próprio para investigações mais rasas enquanto os sintomas são menos agudos. Ele pode solicitar exames e encaminhar para a especialidade certa.

Seja por um sintoma claro ou até por condições que parecem desconectadas, é importante procurar o especialista para fazer o diagnóstico correto e precoce, com melhores chances de tratamento e até mesmo cura.

Conheça alguns sinais de alerta para a saúde, acertando no momento de procurar médico.

Dor de cabeça constante

A cefaleia, ou dor de cabeça, é um sintoma comum com diversas possíveis causas, além de aparecer associada a outros sintomas. A dor de cabeça pode aparecer de forma difusa ou concentrada em pontos específico, como atrás dos olhos, nas têmporas, na nuca, etc. É importante procurar um médico quando a dor de cabeça não passa. Ele, inclusive, pode apontar se o incômodo se trata de cefaleia ou de enxaqueca.

Esse pode ser um sintoma de estresse ou insônia, de pressão alta ou de dengue ou de outras infecções.

Tosse

Por ser comum, a tosse é um sintoma que é ignorado por muitas vezes. A tosse pode ser uma manifestação, no caso mais leve, de alergias e inflamações como rinite, sinusite e faringite, ou de infecções na garganta. Porém, quando a tosse se prolonga por mais de uma semana pode ser um sinal de pneumonia ou tuberculose.

Atenção também para a presença de catarro e de sangue nas secreções. Nesses casos, o médico especialista indicado é o otorrinolaringologista ou o pneumologista.  

Falta de ar e dor no peito

Outros sintomas que podem se manifestar como resultado de fatores diversos. Podem ser reflexo de uma crise de ansiedade, da pressão alta ou baixa, uma dor muscular, refluxo gástrico, doenças do pulmão ou do coração e até infarto. Quando for acompanhada de tontura, dor de cabeça ou suor frio, é importante relatar o caso a um médico.

Manchas na pele

Comumente relatadas ao médico dermatologista, as manchas na pele podem estar relacionadas a queimaduras por ácidos e outros agentes químicos, serem manifestações de dermatite e outras alergias, sintoma de dengue, hanseníase e até mesmo das doenças e infecções sexualmente transmissíveis.

Desmaios

Sinal de alerta para a saúde das mulheres, sendo mais comum em períodos de muito calor. Também é relacionado a pressão baixa, mas só a investigação por um médico pode saber a origem dos desmaios e qual é o possível tratamento para evitá-los.

Excreção de sangue

Seja na urina, nas fezes ou no catarro, como citado no tópico sobre a tosse, as excreções com sangue alertam para alterações nos sistemas e a possível presença de lesões ou tumores nos sistemas. Atenção e rapidez para procurar médico é o que auxilia no diagnóstico e tratamento em qualquer um destes sintomas.

Mantenha a saúde em dia e procure um médico especialista para prevenção e tratamentos específicos, antes mesmo dos primeiros sintomas. Conheça o DrApp CAASP e cadastre seu perfil para encontrar médicos de diversas especialidades.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz