Tudo o que você precisa saber sobre a tuberculose

23 de abril de 2024
1

Doença infecciosa que afeta prioritariamente os pulmões, a tuberculose ainda preocupa especialistas. No Brasil, mesmo com a queda de 8% no número de mortes na última década, ainda são registrados cerca de 200 novos casos da doença por dia, segundo o Ministério da Saúde.

Ao todo, são mais de 70 mil casos e 4,5 mil mortes estimadas pela doença, que ainda pode atingir outros órgãos como rins e ossos em pessoas que convivem com o HIV ou tem a imunidade comprometida. A tuberculose tem cura e sua transmissão pode ser controlada.

Entenda o que é a tuberculose, suas causas, sintomas, tratamentos e como se prevenir.

O que é tuberculose

A tuberculose é causada pela infecção do bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) transmitido através do ar, por meio de espirros, tosse ou durante a fala de pessoas que estejam com a doença ativa. É necessário que a bactéria da tuberculose esteja dispersa no ar para contaminação e, por isso, não é transmitida por objetos compartilhados como louças, talheres e lençóis. Algumas populações, como a indígena, carcerária e em situação de rua, apresentam maiores chances de contaminação pela tuberculose.

Sintomas

A tosse é o principal sintoma da tuberculose, sendo um dos sinais de atenção sua duração por mais de duas ou três semanas, com ou sem produção de catarro, e em casos mais graves com sangue. O paciente com tuberculose pode ter, ainda, febre alta vespertina, dores no peito, falta de apetite e emagrecimento, cansaço, fadiga e sudorese noturna. É importante procurar atendimento médico em caso do aparecimento destes sintomas, em especial a tosse crônica para avaliação.

Diagnóstico

O diagnóstico da tuberculose é feito por meio de exames laboratoriais para o diagnóstico bacteriológico e também através da radiografia do tórax como exame complementar. O diagnóstico clínico também pode ser considerado pelo médico em sua avaliação. É fundamental que o diagnóstico precoce seja feito para que o paciente inicie o tratamento cedo, que também ajuda na redução de transmissão para outras pessoas.

Tratamento

O tratamento da tuberculose tem grande eficácia na cura da doença e exige do paciente apenas que se cumpra a rotina de medicamentos prescritos, durante seis meses. São quatro fármacos no esquema básico: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. É importante que se cumpra as recomendações médicas para o sucesso do tratamento. Tuberculose tem cura! Há a possibilidade de ser acompanhado por profissionais de saúde e o tratamento para tuberculose é encontrado gratuitamente em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Prevenção

Ambientes arejados e com iluminação natural são medidas que ajudam a reduzir as chances de contágio, assim como evitar aglomerações e utilizar máscaras para proteção. A vacina BCG faz parte do calendário de imunização para crianças e ajuda a protegê-las das formas mais agressivas da tuberculose. O tratamento de pacientes com TB também ajuda na prevenção, uma vez que ao iniciá-lo, em até 15 dias, as chances de transmissão são muito baixas. 

Acesse o guia DrApp APM sobre doenças respiratórias e saiba como se prevenir, os sintomas, tratamentos e quando procurar ajuda médica

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Posts Recomendados

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz