Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher

27 de abril de 2024
Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher0

É comum surgirem dúvidas sobre a saúde da mulher, principalmente com relação à realização de exames e tratamentos a cada tipo de sintoma ou faixa de idade, por exemplo. Aos profissionais de ginecologia e obstetrícia, cabem esses cuidados.

Segundo a pesquisa da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), 8 em cada 10 mulheres citam a especialidade como a mais importante para sua saúde, e 90% delas declararam ir com frequência ao ginecologista (metade pelo menos uma vez ao ano). 

As subespecialidades da ginecologia e obstetrícia são responsáveis por diagnosticar e encaminhar as pacientes de acordo com as especificidades de cada caso.  

Reconhecendo a importância desses profissionais, no artigo de hoje explicamos as principais diferenças entre eles, o que cuidar com cada uma dessas subespecialidades e dicas importantes para escolher um profissional. Boa leitura!

Ginecologia e obstetrícia: qual a diferença?

Ginecologia e obstetrícia fazem parte da mesma especialidade médica, tanto clínica quanto cirúrgica. Ambas são responsáveis por diagnósticos, tratamentos e prevenção de doenças ligadas ao aparelho reprodutivo feminino e das mamas.

A diferença entre os dois é que, enquanto a ginecologia cuida da saúde feminina como um todo, a obstetrícia é responsável pelo acompanhamento das questões relacionadas à reprodução humana, desde a concepção até o pós parto.

E quais são as subespecialidades?

Existem subespecialidades de atuação de médicos ginecologistas dentro da área da saúde da mulher. Para cada tipo de sintoma, diagnóstico e tratamento, é interessante saber qual deles consultar. Confira, a seguir, algumas dessas especialidades.

  • Dor pélvica: avalia os sintomas e histórico para identificar causas de dor na região pélvica, que pode se tornar crônica. Além do sistema reprodutivo feminino, outros órgãos da pelve são investigados.
  • Climatério: responsável pela avaliação de sintomas, diagnóstico e   tratamentos de doenças decorrentes do período do climatério e menopausa.
  • Endocrinologia Ginecológica: responsável pelas investigações da produção de hormônios e funcionamento de glândulas da mulher e suas patologias.
  • Ginecologia Infanto Puberal: essa subespecialidade da ginecologia é voltada para o atendimento de crianças e adolescentes, a partir dos 2 anos de idade.
  • Videohisteroscopia e Videolaparoscopia Ginecológica: responsável pela investigação de todos os aspectos que envolvem o útero da mulher, como tumores e a fertilização in vitro, por exemplo.
  • Infecção Genital: auxilia no diagnóstico e tratamento de infecções vaginais, vulvites, doenças do colo do útero, ISTs e outras doenças infecciosas das genitais femininas.
  • Mastologia: responsável pela verificação de doenças da mama, sejam elas benignas ou malignas. Avalia presença de tumores e cistos, realiza exames diagnósticos e faz o acompanhamento do câncer de mama.
  • Medicina Fetal: Acompanha o período gestacional através de exames como a ultrassonografia, fazendo também o rastreamento de doenças genéticas.
  • Oncologia Clínica e Cirúrgica: subespecialidade recente da ginecologia, sendo estabelecida pela Resolução CFM  2.162/2017, tem como foco o tratamento de tumores relacionados às genitais da mulher.
  • Patologia do Trato Genital Inferior: o ginecologista especialista em doenças do trato genital inferior trata de doenças como o HPV e o câncer de colo uterino, e realiza diagnósticos através de exames como o Papanicolau e a Colposcopia.
  • Planejamento Familiar: subespecialidade que orienta homens e mulheres sobre a chegada dos filhos e a prevenir a gravidez indesejada. 
  • Reprodução Humana: são ginecologistas especialistas na área de reprodução assistida (RA) com fertilização in vitro e inseminação intrauterina e auxiliam casais com problemas de infertilidade.
  • Uroginecologia e Cirurgia Vaginal: os uroginecologistas tratam de doenças como a incontinência urinária, cistite e prolapso genital, por exemplo. Além disso, pode realizar cirurgias íntimas femininas.

Principais exames e check-ups

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher


A realização de exames e check-ups de saúde ao longo da vida é essencial para a manutenção da saúde feminina.

Esse acompanhamento, seja ginecológico e ou obstétrico, permite a prevenção, detecção precoce e tratamento de condições médicas. 

Abaixo, estão listados alguns dos exames e check-ups recomendados para mulheres em diferentes fases da vida:

Idade Reprodutiva (18-40 anos):

  • Papanicolau (exame de colo do útero);
  • Mamografia (a partir dos 40 anos ou conforme recomendação médica);
  • Exame clínico dos seios para detectar caroços ou anormalidades.

Gravidez e Maternidade:

  • Exames de gravidez para confirmar a gestação;
  • Acompanhamento pré-natal;
  • Monitoramento da pressão arterial e ganho de peso durante a gravidez;

Menopausa:

  • Mamografia (conforme recomendação médica);
  • Densitometria óssea para verificar a saúde dos ossos;
  • Exames de sangue para monitorar os níveis hormonais e metabólicos.

Terceira Idade (60 anos em diante):

  • Rastreamento de câncer de colo do útero e mama (se ainda aplicável);
  • Exames para monitorar a saúde óssea, como densitometria óssea;
  • Avaliação da função cognitiva e da saúde mental.

A importância do planejamento familiar

Se você pretende ter filhos, então deve saber que fazer um planejamento familiar é essencial para que esse processo ocorra sem causar impactos tão severos em aspectos como o financeiro, emocional e, é claro, na saúde física e mental das pessoas envolvidas.

Mas não apenas isso, o planejamento familiar também se refere ao controle sobre a chegada de filhos, prevenindo gravidezes não planejadas e promovendo o acesso a informações e serviços de saúde reprodutiva. 

Ao longo de todo o processo de planejamento familiar, é necessário diálogo, acompanhamento médico e consideração de fatores financeiros. 

Como escolher um bom ginecologista e obstetra online?

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher


Como você viu até aqui, os profissionais de ginecologia e obstetrícia cumprem papéis muito importantes na saúde da mulher ao longo de toda a vida. 

Por isso, na hora de procurar por esses profissionais de saúde, é essencial seguir alguns passos para escolher um profissional que atenda às suas necessidades e expectativas. 

Confira a seguir 5 dicas para te ajudar a encontrar um bom ginecologista e obstetra online: 

1. Faça uma pesquisa dos profissionais da sua região

Inicie pesquisando por médicos ginecologistas e obstetras que atendam próximos à sua localidade. 

Isso pode ser feito através de uma simples busca online, diretórios médicos locais ou recomendações de amigos e familiares.

2. Considere suas próprias necessidades e preferências

Para garantir que o médico escolhido atenda adequadamente às suas expectativas e necessidades, determine que tipo de acompanhamento ou avaliação você precisa, seja relacionado a gestação, ou cuidados de rotina da saúde feminina, por exemplo. 

Além disso, considere suas preferências pessoais, como o gênero do profissional, especializações específicas, estilo de comunicação e a disponibilidade de serviços online, como a telemedicina. 

3. Utilize plataformas com usabilidade descomplicada

Ao buscar informações sobre médicos online, tenha certeza de usar plataformas ou sites confiáveis e de fácil navegação — como o DrApp!  

Isso garante sua segurança e permite a pesquisa e comparação de diferentes profissionais, suas qualificações e valores de consulta. 

4. Aceite recomendações 

Esteja aberto também para receber recomendações de pessoas de confiança, como amigos, familiares ou colegas de trabalho. 

Pessoas próximas a você talvez já tenham tido experiências positivas com ginecologistas e obstetras, e, portanto, podem fornecer informações valiosas sobre a qualidade do atendimento.

5. Verifique e a disponibilidade do médico para consultas regulares e de emergência

Tenha certeza de que o médico escolhido tenha disponibilidade para consultas regulares, como exames de rotina e acompanhamento de gravidez, além de possíveis casos de emergência. 

Isso inclui verificar os horários de consultas disponíveis, políticas de agendamento e se o médico oferece atendimento de emergência fora do horário comercial.

Precisa consultar com um Ginecologista ou Obstetra? Consulte os profissionais disponíveis para agendamentos no DrApp. 

Conclusão

No artigo de hoje abordamos as diferenças entre ginecologistas e obstetras, conhecemos as suas subespecialidades, vimos quais são os principais exames feitos em diferentes fases da vida feminina e ainda conferimos dicas para escolher um bom profissional. 

Acompanhe o Blog DrApp para mais conteúdos relevantes como esse! 

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz