Como é o exame para diagnosticar a Covid-19?

26 de abril de 2024
0

A pandemia da Covid-19 mobilizou profissionais, hospitais, laboratórios e pesquisadores para encontrar formas de diagnóstico e tratamentos eficazes, e agilidade é essencial neste momento. Uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter o número de casos e conseguir o melhor aproveitamento de políticas como o isolamento social é a ampla testagem da população. 

Nesta altura da pandemia no Brasil, os exames da Covid-19 já estão distribuídos nas redes pública e privada, porém com certa limitação. Quando falamos de testes para encontrar o coronavírus, temos o teste rápido de sorologia (IgM e IgG) e o exame PCR. Como descreveremos a seguir, cada um é feito de uma forma específica e também tem recomendações próprias. 

Vamos apresentar, agora, quais são os exames da Covid-19 e como eles são realizados. 

Exame de Sorologia da Covid-19 

Este é o chamado teste rápido, disponível nas campanhas de testagem em massa. Este exame detecta, através dos anticorpos IgM e IgG (ou então IgA e IgG), se o paciente já esteve infectado pelo coronavírus. 

  • Como é feito? 

Através da coleta de uma amostra de sangue, aplicada sobre o instrumento do teste, que revela o resultado em alguns minutos. Os resultados possíveis são “reagente” ou “não reagente”, dependendo de quais anticorpos estão sendo testados. 

  • Recomendação e disponibilidade 

Como já mencionamos, este teste indica se a pessoa já esteve contaminada com o vírus SARS-CoV-2. Ele é recomendado para quem já apresentou sintomas – ou quem convive com alguém que apresentou os sintomas – a partir do 10º dia, que é a janela necessária para que o corpo produza os anticorpos de defesa contra o vírus. Sua disponibilidade é maior, estando disponível de forma gratuita em campanhas do governo, com venda para empresas e também nos laboratórios particulares. Não existe preparo para o exame e o resultado sai rapidamente, o que dispensa também agendamento, mas deve ser observada esta característica relacionada ao tempo de 10 dias depois do aparecimento de sintomas. 

Exame PCR  

Este é o teste utilizado para pessoas com sintomas, diferenciado por detectar o vírus no organismo, e não seus anticorpos. É realizado em hospitais e em laboratórios, e também é chamado de RT-PCR. 

  • Como é feito? 

Utilizando o swab, um tipo de cotonete alongado, para alcançar a mucosa no fundo do nariz. Ali ele colhe material para então detectar o RNA do vírus SARS-CoV-2. Este exame não dói, mas é incômodo. Também não exige preparação. 

  • Recomendação e disponibilidade 

É recomendado para pessoas com sintomas ativos, sendo também o melhor teste para diagnosticar a Covid-19. Seu acesso é mais limitado, estando presente já na rede particular porém com custo relativamente alto. 

Onde fazer seu teste da Covid-19 

Os planos de saúde já estão obrigados a oferecer os testes de detecção da Covid-19. Na rede pública, vale se atentar às campanhas realizadas por prefeituras em um esforço para monitorar toda a população. Os laboratórios privados também já estão oferecendo os dois tipos de exame. Pesquise o custo-benefício e a disponibilidade na sua região. Antes de agendar ou procurar o laboratório, ligue e confira horários de atendimento e também qual é o teste indicado para você e sua família. 

E, no mais, cuide-se usando a máscara e evite as aglomerações. Reforce a higiene pessoal e mantenha os cuidados no trabalho, caso já tenha voltado à rotina. Prevenção ainda é a nossa maior defesa. 

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Posts Recomendados

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz