Agendamentos de consultas em baixa? Aprenda como atrair e fidelizar mais pacientes

05 de dezembro de 2024
como atrair e fidelizar mais pacientes0

Como está a sua agenda para atendimentos? O problema de agendamentos em baixa pode ter origens diversas: concorrência, relacionamento com pacientes, imprevistos ou até mesmo algumas épocas do ano, dependendo da sua especialidade ou área de serviços.

É possível contornar a redução de agendamentos de consultas com algumas mudanças na rotina de funcionamento e gestão, introduzindo novas estratégias para atrair e fidelizar pacientes, garantindo a rentabilidade e qualidade dos atendimentos.

Neste artigo, confira dicas para aumentar o número de agendamentos de consultas na sua clínica ou consultório.

Conheça o perfil do paciente ideal

Além da qualidade e agilidade, a personalização do atendimento é um dos fatores essenciais para que se destacar na área da saúde.

Conhecer do perfil do paciente ideal é uma das estratégias que ajudará no direcionamento da sua marca. Basicamente, esse perfil ajuda a personificar quais são suas principais dúvidas, necessidades, desejos e desafios, além de informações como idade, gênero, localização, estado civil, renda, trabalho e etc.

Para defini-lo, é necessário realizar um levantamento com os dados de pacientes já atendidos. A experiência profissional também conta para gerar insights que ajudarão a entender como melhorar a satisfação do paciente, desde o pré consulta.

Inove na organização da agenda

Ponto chave para melhorar a qualidade do atendimento, a organização da agenda do médico ou clínica não deve ser tratada como algo de menor importância. Otimizar o atendimento começa antes mesmo do paciente chegar ao local.

É comum que existam desistências, atrasos e outros imprevistos que acabam fazendo com que o controle da agenda fique um tanto quanto confuso, prejudicando não apenas a rotina do profissional, mas também de quem aguarda por atendimento.

A tecnologia é uma das aliadas para otimizar o tempo e recursos. Através da utilização de de softwares para agendamento e prontuários eletrônicos, é possível ter mais agilidade e controle no dia a dia, além de recursos como enviar de notificações por SMS ou WhatsApp para confirmar a consulta, por exemplo.

Crie estratégias de fidelização

Essa dica para atrair e, principalmente, fidelizar pacientes é focada no relacionamento. Além da atenção e humanização do atendimento, o relacionamento pós consulta tem mais chances de influenciar na fidelização.

Atitudes simples como enviar mensagens como felicitações em datas especiais como aniversário tem impacto direto na percepção dos pacientes e as redes sociais e o e-mail são ferramentas que ajudam nessa tarefa. Para que isso seja possível, é sempre importante contar com um banco de dados atualizado e organizado.

Invista em Marketing Médico

Alguns profissionais ainda possui certa resistência em investir em marketing e publicidade médica para atração de pacientes, por questões éticas ou mesmo não reconhecer o retorno que esse tipo de ação pode beneficiar.

Como fator de diferenciação, o marketing digital médico representa uma alternativa que utiliza de conteúdos e anúncios personalizados com foco no perfil do paciente. São estratégias voltadas para atrair e fidelizar pacientes, que utilizam o perfil do paciente ideal para fornecer informações, gerar autoridade e visibilidade, dentre outras vantagens.

Conheça algumas dessas estratégias sobre como fazer marketing médico de forma ética e assertiva para aumentar agendamentos.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Deixe um comentário

My New Stories

Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz