Como reverter pré-diabetes? Entenda tudo sobre o assunto

05 de dezembro de 2024
0

Se você está se perguntando como reverter pré-diabetes, saiba que não está sozinho. Essa condição clínica afeta cerca de 18 milhões de brasileiros, segundo o Atlas da International Diabetes Federation (IDF). 

O pré-diabetes é considerado um estágio anterior ao desenvolvimento da diabetes – que por se trata de um grupo de doenças que resultam em níveis elevados de açúcar no sangue. Nos próximos 30 anos, a previsão é que a doença afete 1,3 bilhão de pessoas. 

A boa notícia é que a pré-diabetes pode ser revertida. Como? Continue lendo para descobrir estratégias práticas e mudanças de estilo de vida que podem fazer toda a diferença.

O que é pré-diabetes?

O pré-diabetes é uma condição em que os níveis de açúcar no sangue (glicemia) estão mais altos do que o normal, mas não o suficiente para serem diagnosticados como diabetes tipo 2.

Ou seja, é uma situação intermediária ao desenvolvimento da doença. Em outras palavras, é um sinal de alerta: seu corpo está tendo dificuldade em processar o açúcar, e se nada for feito, o diabetes crônico pode se desenvolver em até 10 anos.

Segundo a endocrinologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Caroline Castro, em entrevista para o jornal Estado de Minas, “exames de sangue cuja glicose no resultado varia entre 100 e 125 mg/dl, acima do normal, que seria até 99 mg/dl, aponta que o paciente entrou na faixa de risco que chamamos de pré-diabetes”, explica.

Embora muitos pré-diabéticos não apresentem sintomas, essa condição não deve ser ignorada – sob nenhuma hipótese. 

Tem como reverter pré-diabetes?

Sim, é possível reverter a pré-diabetes e prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2! Isso pode ser feito através de mudanças no estilo de vida, como perda de peso e adoção de hábitos saudáveis, e, em alguns casos, com o auxílio de medicamentos.

O Diabetes Prevention Program (DPP), um programa norte-americano de parceria público-privada, comprova a eficácia dessa abordagem. O estudo demonstrou que a combinação de dieta e atividade física pode reduzir em até 58% os casos de pré-diabetes.

Inclusive, inspirado no sucesso do DPP, o Ministério da Saúde, em parceria com entidades como a Beneficência Portuguesa, estão desenvolvendo o Proven-Dia.

A ideia é reproduzir o DPP no Brasil e oferecer um programa completo, considerando as nossas regionalidades, para auxiliar pessoas com pré-diabetes a reverterem essa condição.

Dicas para reverter pré-diabetes

Agora que você já sabe que sim, tem como reverter pré-diabetes, vamos a algumas dicas práticas de como fazer isso. Acompanhe!

Cuidado com a alimentação

“Tomar as rédeas” da dieta é o primeiro passo para enfrentar a pré-diabetes. Para isso, opte por alimentos naturais e reduza ao máximo o consumo de carboidratos refinados e açúcares.

Consuma bastante frutas, legumes, verduras e grãos integrais ricos em fibras que auxiliam na digestão e no controle da glicemia. 

Inclua proteínas magras, como frango, peixe, leguminosas e tofu, na sua dieta, que ajudam também com o controle do apetite. 

Também dê preferência a gorduras saudáveis, como azeite de oliva, abacate e oleaginosas, que beneficiam o coração e a saúde geral.

Leia mais: Dia Mundial da Saúde Digestiva: veja a data, importância e como cuidar

Exercícios físicos

A atividade física regular é vital para controlar o peso, aumentar a sensibilidade à insulina e reduzir o risco de diabetes.

Escolha exercícios que você goste, para manter a motivação, e se comprometa a fazê-los por pelo menos 30 minutos diários.

Se você não está habituado à atividade física, comece com caminhadas curtas e aumente a intensidade e o tempo de treino aos poucos. 

Veja também: Como fortalecer o sistema imunológico? Confira algumas dicas

Evite o consumo de álcool em excesso

O álcool pode desregular o açúcar no sangue. Para prevenir avanços da pré-diabetes, é recomendável limitar, ou até excluir, o consumo. 

Escolha ocasiões especiais para beber e sempre moderadamente. Seu fígado vai te agradecer e seu metabolismo será capaz de focar no processamento de glicose mais efetivamente.

Consultas médicas regulares

O médico é o profissional que irá te orientar sobre o melhor tratamento para reverter a pré-diabetes, considerando suas necessidades individuais.

Então faça visitas regulares ao consultório para fazer exames de rotina e monitorar seus níveis de glicose, peso e pressão arterial. 

Não hesite em questionar seu médico sobre qualquer dúvida que você tenha sobre a pré-diabetes e seu tratamento.

Leia também: Dicas para marcar consulta online com segurança

Quais as principais causas do pré-diabetes?

O pré-diabetes geralmente surge devido a uma alimentação desregrada e hipercalórica, com consumo excessivo de alimentos industrializados, doces e carboidratos. 

Além disso, o sedentarismo, a falta de exercícios físicos e o aumento de peso são fatores de risco. 

Quando ganhamos peso, o pâncreas produz mais insulina para tentar controlar os níveis de açúcar no sangue, o que pode levar à resistência à insulina e ao início do pré-diabetes.

Por fim, a tendência familiar e a herança genética também são fatores de risco.

Qual médico um pré-diabético deve procurar?

O profissional mais indicado para acompanhar um paciente com pré-diabetes é o endocrinologista.

Este médico é especializado no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças relacionadas ao sistema hormonal, incluindo diabetes e distúrbios da tireoide.

O endocrinologista irá avaliar o histórico familiar e de saúde do paciente, realizar exames físicos e laboratoriais, e prescrever o tratamento mais adequado.

Outro especialista que também pode se envolver no cuidado do paciente com pré-diabete é um nutrólogo

Aqui no DrApp você encontra endocrinologistas, nutrólogos e as mais diversas especialidades médicas para agendar consultas online. Acesse o nosso site e faça suas buscas!

Conclusão

Neste artigo, vimos como reverter pré-diabetes: com alimentação saudável, prática regular de exercícios, diminuição do consumo de álcool e supervisão médica constante.

A pré-diabetes é uma condição em que os níveis de açúcar no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não se configuram como diabetes tipo 2. Ou seja, é um alerta sério, mas reversível.

Encontre mais conteúdos sobre saúde em nosso blog. Não deixe de conferir!

My New Stories

Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz