Saiba o que é glosa e como evitar esse problema em seu consultório

26 de abril de 2024
o que é glosa0

O contrato entre clínicas ou consultórios particulares junto aos planos de saúde é muito interessante para preencher agenda de médicos e garantir algum faturamento. Porém, essa relação nem sempre é positiva, principalmente quando entra em cena a glosa. A glosa médica é um sério problema no faturamento de clínicas e até de hospitais.

Sem o faturamento, fica difícil manter o contrato e até mesmo todo o funcionamento da clínica. As glosas médicas são riscos que não se pode correr, e felizmente existem práticas de organização, registro de informações e gestão da clínica para evitar isso.

Neste artigo, entenda o que é glosa e também como evitá-la. 

O que é glosa médica?

Uma glosa ocorre por um problema de comunicação ou registro entre a clínica prestadora de serviço e o respectivo plano de saúde. A glosa médica é o termo referente ao não pagamento de consultas, exames e procedimentos realizados para o plano de saúde. Ou seja, após realizar seus atendimentos para o convênio e emitir as devidas guias, o plano não paga pelo serviço. 

Como já citado, esse não pagamento é um sério problema principalmente para consultórios que priorizam esse tipo de atendimento. As glosas, que são divididas em dois tipos, acontecem quando as informações enviadas pela clínica não correspondem com aquelas registradas nos bancos do plano de saúde.

Tipos de glosas

Os dois tipos de glosas médicas são diferenciados pela causa, o que resulta também em duas possíveis soluções para o problema. Entenda:

Glosa administrativa

São causadas por erros administrativos, como a falta ou o preenchimento incorreto das guias do convênio, erros de digitação, valores fora do tabelado, etc. Esse tipo de glosa pode ser corrigida, desde que a clínica tenha os dados e informações corretos, e então reenviada ao plano de saúde.

Glosa técnica

É mais complicada, pois é registrada quando o plano de saúde contesta um procedimento médico – por exemplo, quando não há indicação para determinado tratamento ou não registra informações sobre atendimento, internação e medicação – e passa a guia para a avaliação de um auditor técnico.

Como garantir seu pagamento

Eventualmente, as glosas podem ser superadas com a correção de guias e registros, prática não é tão simples pois significa retrabalho. Quando esse for um problema recorrente, é mais interessante investir nas consultas e atendimentos particulares. Defina seu valor de consulta de forma justa e trabalhe na divulgação do consultório e respectiva agenda.

Você pode oferecer um serviço de agendamento online para atrair novos pacientes, além de encaminhar mensagens para aqueles que já passaram por avaliação e consulta (base cadastrada). Também é interessante diversificar as formas de pagamento para os pacientes, com opção de cartão de crédito, boleto e até parcelamento. Esses formatos aumentam muito a garantia de que você receberá seus pagamentos.

DrApp é um aplicativo gratuito em que clínicas e médicos podem criar sua conta e já disponibilizar agenda online para a base de 3 milhões de usuários. Os pacientes fazem o agendamento e, após sua realização, pagam o atendimento automaticamente com um cartão de crédito cadastrado na plataforma. Tudo de forma rápida e segura, o seu pagamento cairá integralmente na conta bancária indicada. Interessou? Conheça mais sobre o DrApp.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz