Como fazer marketing médico e aumentar agendamentos?

18 de setembro de 2021
marketing médico3

A competitividade cada vez maior na área da saúde leva profissionais e clínicas a buscar alternativas para diferenciação no mercado, tendo foco na atração e fidelização de pacientes.

Qualificação, experiência, profissionalismo e atendimento personalizado farão parte da preferência do paciente em sua escolha, mas atualmente o marketing médico, principalmente na internet, possibilita maior visibilidade e aumento na quantidade e qualidade de agendamentos.

Alguns profissionais ainda têm receio em ofertar ou certa resistência em expor sua imagem por questões éticas ou não acreditar nos retornos que esse investimento pode trazer. Veja só os benefícios em investir em marketing para médicos e clínicas.

Por que fazer marketing para clínicas e médicos?

A evolução dos canais de comunicação possibilitou mudanças importantes na forma de se relacionar com pacientes, mesmo antes deles chegarem até o consultório. O marketing boca a boa feito por indicações , ainda continua sendo essencial, pois reflete a confiabilidade no profissional ou clínica.

A internet assume papel de protagonista, principalmente quando falamos em investimento em publicidade. O uso de ferramentas como o e-mail, Whatsapp, redes sociais, sites e blogs diversificou as possibilidades para oferecer serviços de saúde e atrair novos pacientes, além de facilitar o relacionamento.

Os principais benefícios envolvem a aproximação com o pacientes, o aumento da notoriedade perante a concorrência é também a redução de custos com investimentos em mídia através do marketing digital médico

Para não deixar de explorar esse potencial, conheça algumas dicas para começar a fazer marketing médico e potencializar o número e qualidade de agendamentos.

Anúncios

Mídias tradicionais como jornal, tv, rádio, outdoor e flyers ainda funcionam em determinadas situações, mas possuem custos mais altos e nem sempre é possível mensurar o retorno direto.

Seja através de anúncios do Google, Instagram e Facebook possibilitam diferentes tipos de segmentação que permitem o direcionamento para o público que deseja atingir em uma região de acordo com a localização do seu consultório.

Além disso, todas essas ferramentas possuem métricas para acompanhamento tanto do valor investido quanto das interações e cliques no anúncio.

Marketing de Conteúdo

O marketing médico deve ter, essencialmente, caráter informativo e educativo e seguem normas regulamentadas por instituições como o CFM e o CODAME.

Para desenvolver uma estratégia digital para aumentar agendamentos deve, portanto, seguir as questões éticas da área. Evitar conteúdos com teor sensacionalista e sem embasamento técnico científico e não expor pacientes como em fotos “antes e depois”, por exemplo, estão entre as proibições.

Postagens em blogs e redes socais e produção de conteúdos relevantes que esclareçam dúvidas dos pacientes, são apenas algumas das estratégias que fazem parte do Inbound Marketing, ou marketing de atração onde é o paciente que vem até você através de pesquisas sobre sintomas, causas, possíveis tratamentos e outras informações.

Marketing de Relacionamento

No tópico anterior, falamos sobre a importância das estratégias digitais, e nesse caso o foco principal deve ser o relacionamento e a experiência do paciente em potencial, desde o momento em que ele se interessa um conteúdo até o agendamento.

Para fidelizar os pacientes, o marketing de relacionamento é uma boa escolha para quem deseja ter recorrência nos agendamentos. Manter um perfil atualizado nas redes sociais, criar uma base de dados completa dos pacientes, enviar mensagens com lembretes sobre retorno, parabéns pelo aniversário ou conteúdos relacionados ao pós consulta e dicas de saúde e bem estar são apenas algumas das atitudes que fortalecem o relacionamento.

Com o aumento de atendimentos outros problemas podem surgir e sempre bom estar preparado para evitar atrasos e imprevistos que afetam diretamente a rotina no consultório ou clínica, descubra 4 dicas de organização para agenda de pacientes.

My New Stories

plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
Nefrologia
Médico Alergologista
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz